Mensagem

Você Quem Manda

MSG 053 = 02/1/2008

       “... Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.” (Atos 16: 18).

        Na maioria das vezes, sofremos porque não usamos corretamente os direitos que Jesus já conquistou para nós no mundo espiritual. Essa passagem que estamos focando revela detalhes importantes que devem despercebidos, mesmo quando estamos acostumados a examinar as Escrituras.

        Ela relata que Deus mandou o apóstolo Paulo para o lugar chamado Felipos, a fim de anunciar o evangelho. Lá, Paulo e seus cooperadores ensinavam a Palavra a um grupo de mulheres na beira do rio, onde tiveram a oferta de hospedagem feita por uma mulher temente a Deus, cujo nome era Lídia.

        Indo eles para o local da oração, eram seguidos por outra mulher indemnizada, e portadora um espírito adivinhador. Esta, seguindo a Paulo e aos demais, fazia o seguinte anúncio: “estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação” (At. 16: 17).

        Apesar de ser um emissário diabólico, aquele espírito não se levantava contra Paulo. Muito pelo contrário, aparentemente ajudava-o, propagando a obra que os discípulos faziam. Mas se Paulo aceitasse esse tipo de ajuda, estaria implicitamente fazendo acordo com o diabo, já que ele tinha a consciência de que aquela mulher era usada por um demônio. Isso viria a colocá-lo como servo do diabo (Veja Rm. 6: 16). Portanto, uma das estratégias do inimigo é tentar levar aos cristãos fiéis a falsa oferta de ajuda, para que através dela as pessoas passem a ser suas servas.

        No versículo que acima transcrevemos mostramos a maneira como Paulo reagiu, para não aceitar a cilada satânica. Diante da visão humana, ele tinha várias opções aparentemente corretas para impedir a atuação do espírito que atuava na mulher adivinhadora. Poderia mandar que retirassem a mulher do meio deles; poderia orar para que o Senhor a libertasse; poderia orar para que ela não os acompanhasse mais, e assim por diante.

        Mas ele usou exatamente a autoridade que o Senhor Jesus concedeu a todos os cristãos. Dirigiu-se diretamente ao espírito que a perturbava, e ordenou que saísse dela.

        Nosso objetivo principal é lembrar aos amigos que muitas vezes oramos e não temos respostas, porque não estamos agindo em perfeito acordo com Palavra de Jesus. Transcrevemos abaixo o mandamento de Jesus, em cima do qual Paulo, agiu. Veja o texto:

        “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lc. 10: 19).

        Esse é o direito que Jesus conquistou, com sacrifício de Seu próprio sangue, para cada cristão. Veja no final do versículo que transcrevemos inicialmente, que na mesma hora o demônio teve de ir embora. Isto aconteceu porque Paulo agiu corretamente segundo o mandamento de Jesus.

        Queremos lembrar aqui que Deus não faz acepção de pessoas (At. 10: 34). Portanto, se você tem guardado em seu coração os mandamentos do Senhor, não deixe de fazer uso correto de seu direito. Ordene diretamente, em nome de Jesus, sobre o espírito que causa o mal, e mande-o embora, seja qualquer tipo de sofrimento que ele estiver te causando. Assim você estará usando corretamente o mandamento de Jesus, e não estará pecando por omissão.

     Que o Senhor te fortaleça sempre.