Mensagem

VIVER PELA FÉ

MSG 928 de 4/7/20243

       O autor do livro de Hebreus definiu a fé como sendo o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem (Hb. 11 1). Ao discernir os textos bíblicos, passamos a entender, que fomos enganados por muitos séculos a respeito de nossa existência. Por isso, muitos não acreditam até hoje que Deus nos criou de maneira especial, e que nossos sofrimentos na terra foram pedidos pelo próprio homem, quando trocou a ordem de Deus pela sugestão mentirosa de uma serpente (Gn. 3: 2 a 7). Para Deus a desobediência é considerada como rebelião ou pecado de feitiçaria (I Sm. 15: 23). Essa atitude levou o Senhor a afastar do homem, expulsando-o de Sua presença, ou seja, cortando a comunhão espiritual que tinha com ele (Gn. 3: 22-23). Por isso, somos cegos do espírito, e só começamos a ver a verdade quando nos aproximamos de Deus. Ele tem um plano para o nosso retorno; mas exige que vivamos pela fé, provando que cremos de fato e de verdade nas Suas promessas contidas nas Escrituras. Veja o texto:
       “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hb. 10: 38).   
       Isto significa que devemos buscar a comunhão com Ele, sem depender da interferência de nenhum objeto físico (Ex. 20: 4). Como caminhamos evolutivamente para a restauração, Deus ainda admitiu algum tipo de objeto físico na busca da comunhão entre Ele e nós, até o fim da lei de Moisés. Mas essa permissão findou com o advento de novos mandamentos trazidos por Jesus (Jo. 4: 23-24). Portanto, a vida pela fé só é verdadeira quando cremos sem depender de qualquer objeto do mundo físico, pois eles representam uma interferência entre nós e Deus, e por isso não devem ser usados nem mesmo para despertar nosso interesse em ouvir a parte verdadeira, que é o ensino do evangelho. Devemos levar em conta que, quando aceitamos aprender de Jesus, a própria Palavra se encarrega de despertar em nós o ouvir mais e mais os relatos da verdadeira vontade de Deus, visto que ela é especial – por ser de Deus – e tem força para mudar todas as coisas que vão de encontro à verdade. Veja o texto:
       “... resta ainda um repouso para o povo de Deus.  Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb. 4: 9-11-12).   
      Assim, não estamos vivendo pela fé quando admitimos qualquer objeto do mundo físico para despertar o interesse daquele que busca a salvação. O problema é que Deus disse que Sua alma não tem prazer naquele que não usa a fé pura. Portanto, a prática de tentar buscar a Deus lançando mão de recursos materiais, tem acumulado pecados que passam de pai para filho até a quarta geração daqueles que são chamados para entrar nos caminhos que levam a Deus. Dessa forma, precisamos entender que muitas das práticas usadas no tempo da lei de Moisés, não cabem na nova aliança, e aqueles que a usam correm o sério risco de ter grandes dificuldades para alcançar a salvação (I Co. 3: 10 a 15).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza