Mensagem

Vitória Pré-Determinada

MSG 286 = 4/4/2012

Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer. ” (Ap. 6: 2).  

          Muitas pessoas alegam encontrar dificuldades na forma simbólica que a Bíblia apresenta para revelar o significado dos textos do livro do Apocalipse. Mas devemos,  considerar que essa é a linguagem aprovada pelo Senhor, com o objetivo de dar conhecimento dos caminhos pelos quais os seres humanos irão passar, para retornar ao Criador. Na verdade, todas as pessoas que foram convertidas ao evangelho de Jesus, têm condições de entender o sentido do que está nas Escrituras Sagradas, inclusive do livro do Apocalipse. Mas para isso é necessário que seja servo de Deus, pois somos aprovados ou rejeitados segundo o que Ele vê em nossos corações. 

      É bom lembrar que fomos concebidos para viver em plena comunhão com Ele, e perdemos esse privilégio ainda lá no Éden, por causa da rebelião do homem. Mas na Bíblia está escrito que nenhum dos planos do Senhor pode ser frustrado (Jó 42: 2). Por isso podemos crer, sem medo de errar, que o objetivo de Deus é o retorno do homem a uma vida santificada, e de plena comunhão com Ele. Na verdade, Ele nos ensina através de Seu Espírito (Jo. 6:45 e I Jo. 2: 27).   Isso deixa claro que todos aqueles que foram convertidos têm condições de entender o verdadeiro sentido de Sua Palavra, pois Ele não faz acepção de pessoas (2 Cr. 19: 7).

       Portanto, é improcedente a alegação de que não podemos entender o livro do Apocalipse por causa de sua linguagem simbólica. Precisamos levar em conta que, às vezes, não entendemos alguns textos bíblicos nas primeiras abordagens, porque a revelação de todos eles vem do Espírito Santo, e o momento da revelação pode não ser o que nós queremos, mas o que Ele quer (Is. 55: 8). No entanto, se perseverarmos em buscar o entendimento, Ele dá a revelação em nossa mente. Isso acontece porque Deus quer que empreguemos esforço em buscá-Lo (Jr. 29: 13). É sabido que o verdadeiro cristão recebe do Senhor o dom necessário para entender todo o conteúdo das Escrituras, e isso mostra que a diferença de entendê-las ou não está no esforço e perseverança de cada pessoa.

       O texto que acima transcrevemos refere-se à visão do primeiro cavalheiro do Apocalipse, e simboliza o envio de Jesus à terra, demonstrando que sua vitória sobre as obras do mal estava pré-determinada antes mesmo que ele fosse gerado no ventre de Maria. As Escrituras mostram que nenhum homem na terra conseguiu vencer as tentações de satanás, mesmo porque os humanos viviam na carne e o diabo em espírito, ou seja, oculto aos nossos olhos. Essa nossa incapacidade foi motivo de muita tristeza para o apóstolo João, quando, em espírito foi levado ao trono de Deus, e viu a verdade (Ap. 5: 4). Mas diante de Jesus nem o inferno inteiro pode parar em pé, porque Deus pré-determinou sua vitória. Isso mostra que, na verdade, quem manda é Deus, e jamais houve outro poder paralelo (Is. 46:9).

       Assim, na representação simbólica de Jesus como cavalheiro, o arco representa a modalidade pela qual ele se relaciona com cada pessoa convertida. É símbolo de aliança de fidelidade que assumimos com ele a partir do momento em que descemos às águas do batismo. Aliança é o sistema que exige compromisso bilateral. Por isso, se de um lado Jesus se compromete em nos alcançar com as bênçãos do Pai; de outro lado nós devemos estar  comprometidos em obedecer os seus mandamentos. Isso quer dizer que o Senhor só se compromete em nos responder, quando cumprimos nossa parte na aliança. Daí a razão de muitas pessoas se tornarem semelhantes aos profetas de baal, orando, fazendo sacrifícios, invocando o Senhor e não tendo nenhuma resposta (I Re. 18: 26).

        Com referencia à coroa citada no versículo transcrito, observa-se uma diferença entre as maneiras de possuir. O texto mostra que a coroa foi-lhe dada. Isso indica que, mesmo tendo a pré-determinação da vitória, Jesus teve de conquistar a coroa. Ela simboliza seu  reinado, e ele teve de suportar a cruz para conquistá-la. Esse é um modelo semelhante ao caminho da salvação. Nossa vitória está pré-determinada, porque Jesus já venceu para nós. Mas para que alcancemos as promessas de reinar, precisamos conquistá-las através da dedicação e obediência. O Senhor exige aliança e fidelidade. Veja o que ele disse ao líder da Igreja de Esmirna:  “...Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida” (Ap. 2: 10).

 Portanto, o cristão fiel tem de tomar Jesus como modelo, praticando princípios semelhantes aos que foram mantidos por ele. Isso quer dizer que nossa vitória também está pré-determinada, se formos fiéis e perseverantes. (Veja Rm. 8: 36-37). A vitória pré-determinada já aconteceu muitas vezes nos tempos antigos com aqueles que viveram em fidelidade a Deus (II Cr. 20: 14 a 18).

       Amigo, os servos fiéis passam por tribulações. Mas eles têm o privilegio de ver Deus assumir suas batalhas, e confirmar a vitória antes dela acontecer, mesmo porque, quando procedemos retamente, Deus confirma aquilo que nós determinamos. Veja o texto:

       Assim diz Jeová, que te remiu e que te formou desde o ventre: Eu sou Jeová, que faço todas as coisas,... que confirmo a palavra do meu servo, e cumpro o conselho dos meus mensageiros;” (Is. 44: 24-26).   
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele possa falar melhor ao seu coração.