Mensagem

Visão Espiritual

MSG 446 DE 26/5/2015

     Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes ... que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.” (Jo. 13: 2-3-4).


       Vários textos da Bíblia foram escritos de maneira a deixar clara a diferença entre a pessoa que tem visão espiritual e a que é cega do espírito, compreendendo como tal aquele que se aproxima de Deus e aquele que vive exclusivamente no mundo. Já comentamos em outras mensagens que o homem foi criado com visão perfeita para entender as coisas dos céus e da terra; mas por ter se rebelado contra Deus, foi cortado dos céus, ficando somente na terra (Ez. 28: 17). Essa é a razão de não ter ele visão das coisas de Deus. Entretanto, ao longo do tempo Deus tem executado um plano cheio de misericórdias com a finalidade de devolver ao homem o privilégio perdido, inclusive a visão pelo espírito.

      
      Os versículos acima, descrevendo sobre o relacionamento de Jesus com seus discípulos, é um dos vários textos que mostra a diferença entre quem tem visão espiritual e quem é cego do espírito. Eles deixam transparecer que, por ter perfeita comunhão com Deus, Jesus entendia os planos do Senhor a seu respeito. Mas os discípulos, cegos da verdade, na maioria das vezes não conseguiam entender a razão de muitas atitudes que o mestre tomava. O texto reproduzido inicia relatando que o diabo já tinha posto no coração de Judas a intenção de trair a Jesus. Essa é uma demonstração de que em geral o diabo é quem manda naqueles que vivem cegos da verdade. Jesus sabia que Judas era do diabo, apesar de pertencer ao grupo dos discípulos (Jo. 6: 70). Mas ainda assim não o recusou, mesmo porque ele conhecia todos os planos de Judas, e por outro lado sabia perfeitamente distinguir os planos de Deus, dos planos do diabo.

      
      Essa visão perfeita que Jesus tinha do mundo espiritual o levava a tomar atitudes que fugiam completamente aos padrões de comportamento desse mundo. Se continuarmos lendo a narrativa que vem após esse texto, vamos ver que mesmo sabendo que Judas era o traidor, o Senhor o tratou da mesma maneira como tratava os outros, inclusive lavando os seus pés. Veja o texto:

      “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos ...   Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” (Jo. 13: 5-6-7).

       O gesto de Jesus deixou pelo menos duas lições básicas. Ele demonstrou que, respeitando o caráter de Deus, não fazia acepção de pessoas (Dt. 10: 17). Deixou ainda claro que aquele que o segue deve procurar agir com humildade (Jo. 13: 13-14-15). Essas demonstrações só são possíveis de ser praticadas por aqueles que se aproximam de Deus em espírito e em verdade, e por isso conhece os desígnios do Pai.


       Nos dias atuais o mundo cristão caminha para alcançar esse alvo (Fp. 3: 13-14). Entretanto, só o alcançará, aquele que perseverar em viver de acordo com os mandamentos de Jesus. Isso não é muito fácil, mas é perfeitamente possível aos que são prudentes e destemidos (Jz. 7: 5-6-7). O plano de Deus prevê um tempo em que todos terão visão de Deus já quase perfeita e o mundo será infinitamente melhor. Veja o texto:

       “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.” (Is. 9: 9-10).

       Amigo, andar nos passos de Jesus significa toma-lo como modelo, e esforçar a cada dia para aperfeiçoar os sentimentos de nosso coração (2 Cr. 13: 11). Quando assim procedemos, ainda que nossos dias findem sem chegarmos ao fim da jornada, a paga de nossos pecados está garantida pelo Senhor Jesus (Ap. 2: 10).


      Que o Senhor te abençoe e te guarde.