Mensagem

VISÃO DO EVANGELHO

MSG 596 = 05-6-2018

      Observando os milagres feitos por Jesus, notamos que, por muitas vezes, ele agiu de modo diferente para curar um mesmo tipo de enfermidade. Isso mostra que as curas e milagres feitos por ele foram habilmente planejados por Deus, não só para abençoar as pessoas, mas também para prefigurar futuras situações que hoje estão ocorrendo em nosso meio. Observem na cura do cego de Betsaida. Eis o texto:

      “... tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.  E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam.” (Mc. 8: 23-24).  

        O primeiro versículo que aqui transcrevemos mostra que Jesus levou o cego para fora da aldeia antes de impor as mãos. Ora, a aldeia representa o lugar onde frequentamos, e como tal, quase sempre exerce influência sobre nossa maneira de pensar e agir. Assim, procurando afastar o cego daquele lugar, Jesus indicou que ali havia algo contribuindo para o mal daquele homem. Situação semelhante acontece com muitas de nós hoje. Às vezes o lugar que frequentamos são fontes geradoras de pecados, e se não o abandonarmos ficaremos cada vez mais cegos da verdade (Sl. 1:1).

       O segundo versículo do texto (24) relata as atitudes de Jesus para restaurar as vistas do cego. Mesmo tendo poder para curá-las apenas com uma ordem, o Senhor fez questão de colocar o seu próprio cuspe e impor as mãos naqueles olhos doentes. Ele agiu de modo diferente, em relação a outas curas do mesmo mal (Mc. 10: 51-52). Portanto, era de se esperar um grande efeito pelos recursos adotados, mas isso não aconteceu, pois o cego respondeu que via os homens como árvores.

       Está prefigurada aí a visão que muitos cristãos têm do evangelho hoje.  Eles já foram tocados por Jesus, mas espiritualmente têm uma visão deficiente do evangelho.  Isso indica a necessidade de buscar um segundo toque do Senhor, para que vejam com perfeição o caminho que leva a Deus. Veja o que ele fez com aquele cego:

      “Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.” (Mc. 8: 25). 

       Jesus não concordou em deixar aquele homem com uma visão imperfeita, demonstrando que ele não aceita cristãos vivendo seus ensinamentos pela metade (Ap. 3: 16-17). Por isso, não devemos guardar dúvidas com respeito à visão do evangelho. O Senhor está pronto para dar um segundo toque em nosso espirito, a fim de que venhamos enxergar límpido e longe o caminho que nos conduz à vida eterna. Veja o que ele disse:

      “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” (Jo. 15: 7-8).

       O Senhor faz tudo para que cada cristão venha a ser como o sal da terra e a luz do mundo. Devemos entender que a visão límpida e clara do evangelho depende mais de nós do que das pessoas que nos ensinam, mesmo porque a santa Palavra é revelada quando Deus vê esforço de nossa parte (Mt. 11: 12).

       Amigo, busque distinguir o evangelho de modo perfeito (Mt. 5: 48). Enxergar límpido e longe significa ter uma clara visão espiritual dos fatos que ocorrem no mundo de hoje e do porvir. É da vontade de Deus que essa visão seja alcançada. Por isso, nós é que devemos dar o primeiro passo, certos de que o Espirito Santo nos ensinará (I Jo. 2: 27).

 
      Que Deus, em Sua infinita misericórdia nos conceda força e poder para vencer todas as coisas. 
 
                                                                  Natanael de Souza