Mensagem

Vigie e Ore (2)

MSG 145 = 26/08/2009

       

     “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. ” (Mc. 14: 38).  
       

      A partir do momento em que assumimos um compromisso de  viver de acordo com o evangelho, todos nós, independente do grupo a que pertencemos,  passamos a ser vistos por Jesus como suas ovelhas. Essa comparação indica que ele espera nossa obediência irrestrita aos seus mandamentos, e está pronto a responder nossas orações em tudo quanto pedirmos (Jo. 10: 27-28). Por isso, podemos admitir que a vida cristã é uma forma de aliança, onde temos deveres a cumprir, e certeza de sermos alcançados pela divina providência.

      É muito comum perder a visão dessa realidade quando nos encontramos em angústia e sofrimento. Por isso, é necessário nunca esquecer de que o Senhor nos garantiu o cumprimento de sua Palavra e, portanto, se o socorro do alto não está nos alcançando, é porque de alguma forma está havendo erro de nossa parte, e jamais da parte dele. Uma falha muito comum em ocorrer com todos nós é o comportamento chamado de imprudência. Ela ocorre todas as vezes em que o Espírito Santo alerta nosso coração sobre algo, e nós não obedecemos.

      Os discípulos que acompanharam o Senhor Jesus no monte das Oliveiras em sua última noite apresentaram esse tipo de comportamento. Ao afastar para fazer oração, o Senhor mandou que eles permanecessem em vigília. Mas ao voltar achou-os dormindo (Mc. 14: 34-37). Isso indica que eles foram imprudentes, não cumprindo o que Jesus mandou fazer. É necessário entendermos que todos os detalhes dos fatos acontecidos naquela época, foram permitidos por Deus, para que hoje venhamos tomar como lições de aprendizado para nossa edificação

      No versículo acima transcrito, ao advertir os discípulos que dormiam ao invés de vigiar, Jesus deixou a revelação da maneira pela qual devemos agir, para evitar a influencia dos poderes malignos. Ele declarou aí que nosso espírito tem a plena consciência da necessidade de estar em estado de alerta. Mas nós acabamos cedendo ao desejo do corpo em fazer aquilo que nossa carne reclama.

      Esse é o caminho pelo qual muitos têm se deixado levar, e chegado a dolorosas experiências. Isso ocorre porque a maioria de nós tem a tendência de descansar antes da hora, e pára de vigiar e orar achando que tudo está calmo. Quando assim procedemos, abrimos a brecha que o inimigo procura. Veja o texto:

     “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda ao redor de vós, como leão rugindo, buscando a quem possa devorar; ” (I Pe. 5: 8). 

      Do ponto de vista espiritual, nossa situação, quando somos cristãos fiéis, é como a ovelha no meio dos lobos(Ver Mt. 10: 16). Isso porque a promessa de Deus para o nosso repouso é na glória e não aqui(Hb. 4: 9-10). Na verdade, o cristão que não vigia e ora constantemente está parado no caminho. Com toda certeza vai ser comido pelos lobos.

      Portanto, amigo pense nisso. Nossa trajetória como cristãos é um caminho santo. Mas para  chegar ao fim da jornada, encerrar a carreira e guardar a fé é necessária oração contínua e persistência. O Senhor está lá em cima esperando para premiar quem vencer. Veja o texto: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. ” (Ap. 3: 21).    
  

      Vigie e ore, para impedir o engano do inimigo. Nossa luta não é contra carne nem sangue, mas contra as potestades e principados que dominam o mundo a partir das regiões celestes (Ef. 6: 12).  

      Que  Senhor te abençoe e te fortaleça.