Mensagem

Vigiar e Orar

MSG 027 = 04/07/2007

          “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”.(Mt. 7:15).

          Esse conselho do Senhor Jesus está entre os vários ensinamentos importantes que dizem respeito à maneira de agir daqueles que seguem a cristo. Jesus sabia que, com o passar do tempo, as artimanhas do inimigo haveriam de intensificar.

          É bem verdade que o engano sempre existiu, já que ele é a qualidade principal do inimigo de nossas almas (Veja Gn. 3:1). Mas, ele se multiplica na medida em que a segunda vinda de Jesus se aproxima. Confrontando o lado profético das Escrituras, com o comportamento das nações nos dias atuais, facilmente se percebe que estamos muito perto do tempo a que o Senhor chamou de “os últimos dias”. Isso tem provocado - e vai provocar cada vez mais - a proliferação de enganadores, até atingir um ponto quase insuportável, onde a mentira tentará, a qualquer custo, prevalecer sobre a verdade.

          Por isso, a falsa profecia, considerando como tal o ensino distorcido da Palavra de Deus, levará milhões de pessoas à ruína espiritual, e conseqüentemente à perca da salvação. Um dos alertas mais simples e profundos deixados para nós está contido naquela frase que o Senhor proferiu aos apóstolos. Veja o texto:

          “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”(Mt. 26:41).

          Quando praticamos esse mandamento, podemos sentir o Espírito de Deus falar ao nosso coração, e termos a oportunidade de discernir o que é verdadeiro aos olhos de Deus, e o que é doutrina falsa (Veja 2 Tm. 4:3-4-5). Assim, vigiar e orar são atitudes de prudência que devem nortear a vida de todos os cristãos (Veja Lc. 1:17 e Mt. 7:24). Essa prática tem a finalidade de evitar que venhamos a ser enganados.

          O Senhor nos deu condição de escape, mesmo se já estivermos praticando algo enganosamente. Ele recomendou que devemos avaliar os resultados do caminho que estamos seguindo. Veja o texto:

          “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons”.(Mt. 7:16-17-18).

          Portanto, o cristão atuante só é enganado descuida da Palavra de Jesus. Por isso, devemos considerar a Palavra de Deus em primeiro lugar, como base de nossas decisões. Se tivermos um coração temente a Deus, a justiça divina jamais deixará que sejamos enganados. Alcançaremos a revelação de todos os caminhos que levam a vencer os males do mundo (Veja I. Jo. 5:4-5). Mas esse privilégio só é dado a quem foi chamado para a salvação, e custou um altíssimo preço ao Senhor Jesus. Ele o comprou para nós com seu sacrifício na cruz do calvário (Veja Is. 53:12).

          Por isso, independente da igreja a que pertencemos, devemos ter como foco da nossa fé a prática incondicional dos mandamentos de Jesus, e avaliar os frutos do ensinamento que estivermos recebendo.


               Que o Senhor a quem servimos esteja te abençoando.