Mensagem

VIDA ETERNA

MSG 913 = 28/02/2023

      O ensino das Escrituras por pessoas inabilitadas, vai fazer muita gente perder a vida eterna. São pessoas que foram postas como líderes religiosos sem ter o mínimo de conhecimento da Palavra do Senhor, e portanto a desobedecem constantemente, levando outras pessoas ao mesmo caminho. Algumas admitem até mesmo poder mudar o que está escrito nos relatos bíblicos. Jesus chamou isso de cegos condutores de cegos, que fatalmente vão cair juntos na cova (Mt.15: 9 e 12-13-14). Esse tipo de ensino resulta em igrejas cheias de pessoas, sendo levadas a crer que serão salvas, mesmo passando pela vida sem viver na prática do evangelho. O resultado é que quando elas morrem, são surpreendidas ao descobrir que vão ter de passar centenas de anos nos domínios do inimigo, até chegar o dia do juízo final (Hb. 12: 14). Isso acontece porque os líderes não buscam com profundidade o verdadeiro sentido dos relatos bíblicos; e seus conteúdos de ensino deixam a desejar, refletindo diretamente no relacionamento das pessoas com Deus, e impedindo a salvação imediata delas após a morte. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:
      “A obra de cada um se manifestará; ... pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (I Co. 3: 13 e 15).     

       Paulo se refere à maior ou menor capacidade de luta daqueles que buscam alcançar a salvação. Ele mostra que, quanto menor for o conhecimento de Deus, menor será a possibilidade de vencer os desafios que surgem em nossa vida, para subirmos a escada que leva a Deus (Gn. 28: 10 a 13). O texto aqui transcrito mostra que quando alguém crê, mas não consegue resistir as provações, por fraqueza de sua comunhão com Deus, esse alguém poderá ser salvo, mesmo assim, mas terá que passar pelo fogo. Isso significa ficar retido no inferno até o juízo final (Hb. 9: 27 e Ap. 20: 12). Portanto, nesse caso, a promessa de salvação feita por Jesus, realmente se cumpre, porém, depois de um longo período de sofrimento da alma nos domínios do inferno. Por isso, é necessário que os cristãos estejam conscientes da importância de se empenhar na busca da santificação, através do cumprimento do evangelho, para evitar que sejam enganados. Jesus avisou disso (Mt. 24: 11-12-13). Assim, o seguidor de Cristo deve lutar a qualquer custo enquanto está vivo, ainda que lhe pareça não ter condições de vencer a batalha. Veja o texto:

      “Nada temas das coisas que hás de padecer. .... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap. 2: 10).    

       Jesus já fez a parte dele, derramando seu próprio sangue para abrir os caminhos da vida eterna para todo aquele que crê (Mc. 16: 16). Porém, alcançar a vida eterna é uma conquista individual, e o sacrifício concernente a essa conquista, praticar os mandamentos do reino de Deus. No tempo de Moisés era mais fácil, porque o sacrifício era holocausto de animais, e obediência à lei (Js. 1: 8). Mas também a recompensa era menor, já que o vencedor ficava no seio de Abrão, e não tinha acesso ao Paraíso. Hoje, o sacrifício passou a ser o cumprimento dos mandamentos deixados por Jesus, que é muito mais difícil, mas também podemos alcançar o galardão de chegar até ao Paraíso (Lc. 23: 39 a 43). Portanto, irmão, custe o que custar, busque a melhor posição para o descanso de sua alma (Hb. 4: 9-10-11).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
 
                                                          Natanael de Souza