Mensagem

VALENTE E PRUDENTE

MSG 940 DE 23/09/2023

       As Escrituras mostram que as pessoas mais aptas para vencer as batalhas da vida são as que reúnem prudência e coragem ao mesmo tempo. Em outras palavras, são aquelas que estão sempre atentas a qualquer tipo de ataque que pode nos pegar despercebidos. Isso é válido também para situações que ocorrem no mundo espiritual (Mt. 26: 41). Entretanto, é muito reduzido o número de pessoas que reúne essas duas qualidades ao mesmo tempo. Deus indicou isso na seleção dos guerreiros para a batalha de Gideão, mostrando que de trinta e dois mil homens arrebanhadas, quando se excluiu os medrosos e imprudentes, ficaram apenas trezentos após a seleção (Jz. 7: 2 a 7). Cremos que essa porcentagem pode ser considerada na previsão dos cristãos que se salvam, sem passar pelo inferno. Isso acontece porque o ensinamento do evangelho de Jesus que recebemos, está muito aquém do que precisamos para vencer os obstáculos e alcançar o alvo. Prevendo que isso viria a acontecer, o Senhor nos advertiu. Veja o texto:

      “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt. 7: 13-14).  

       Em nossos dias, os templos religiosos estão cheios de pessoas que aceitaram o evangelho, e optaram por seguir a Jesus, mas aqueles que se propuseram a os ensinar, em sua grande maioria, não têm uma visão verdadeira da responsabilidade que representa conduzir almas para a salvação. Os motivos pelos quais isso acontece são variados, indo desde a falta de visão do alvo, até a falta de conhecimento da Palavra, pelo fato de  serem  pessoas não chamadas por Deus, ou seja, pessoas que ainda não  foram tocadas pelo Espírito Santo, e por isso não têm o talento (capacidade espiritual) necessário para entender a Palavra de Deus. Isso as leva a errar por não conhecer corretamente as Escrituras (Mc. 12: 24).  O ensino errado impede que os aprendizes tenham um bom conteúdo do evangelho no coração, para conhecer e alcançar os propósitos de Deus.  O apóstolo Paulo mostrou que quem não tem um bom conteúdo da Palavra de Deus, pode até ser salvo; mas não vai de imediato para o paraíso, e permanece por centenas de anos nos domínios satânicos. Veja o texto:

       “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (1 Cr. 3: 15).

      Portanto, irmãos, se esforcem para ser prudente e valente, procurando o lugar que melhor ensina o evangelho, sem nunca se apegar a templos religiosos, por amizade, aparência, ou algo semelhante. É de extrema importância que congreguemos onde se oferece uma melhor qualidade de ensino da Palavra de Deus. Em nossos dias, os falsos profetas estão misturados no meio dos verdadeiros servos de Deus, como o joio no meio do trigo (Mt. 13: 24-25).  Por isso, precisamos ser valentes e pudentes para não cair em suas armadilhas. Muitos ensinam fazendo do diabo o instrumento de suas pregações, para amedrontar, e as constranger a os obedecer. Foge desses, e procure se incluir entre aqueles que passam pelo caminho estreito, ou seja, entre aqueles que se esforçam para viver como Jesus ensinou (Jo. 14: 15). A compensação virá no momento em que Deus tiver de examinar o que fizemos para estabelecer o destino de nossa alma (Jo. 12: 48).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
                     
                                                           Natanael de Souza