Mensagem

Unção de DEUS

MSG 120 = 22/04/2009

        “A unção que dele recebestes, permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina em todas as coisas, e ela é verdadeira e não mentirosa, e como ela vos ensinou, permaneceis nele. ” (I Jo. 2: 27).  

      Biblicamente, unção representa o poder de Deus atribuído a alguém, para o desempenho de um mandado. Os relatos sobre o primeiro ser humano confirmam claramente essa dádiva do Criador, declarando que, ao criar o homem, Deus o ungiu para ser o querubim da guarda (Ez. 28: 14). Isso mostra que antes do pecado o homem era o intermediário entre Deus e todos os elementos da criação. Se aprofundarmos um pouco mais, vamos ver que essa herança de Deus  permanece até hoje no homem, mesmo estando ele decaído espiritualmente da comunhão com o Criador. Isso quer dizer que Deus não revoga a unção que nos for concedida, nem quando nos tornamos enfraquecidos na fé(Veja Rm. 11: 29).

      As Escrituras mostram que Davi, como homem segundo o coração de Deus, dedicava profundo respeito pela unção do Senhor em alguém. Quando o rei Saul o buscava para matá-lo, entrou numa caverna onde Davi e seus homens se escondiam, e não o vendo abaixou para aliviar o ventre. Nesse momento Davi se aproximou, e sem que ele visse cortou-lhe um pedaço do manto. Os homens que estavam com Davi julgaram que essa seria a grande oportunidade para matar a Saul, e ficaram surpresos ao ver o que ele fizera,  poupando a vida de quem o perseguia para matar. Mas inquirido sobre as razões de sua atitude, aparentemente estranha, Davi disse as seguintes palavras:

     “O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR. ” (I Sm. 24: 6).  

      Saul já havia se desviado dos mandamentos do Senhor. Mas, mesmo diante da oportunidade de matá-lo, Davi não o fez por respeitar a unção que, no passado, Deus havia dado a Saul. Naquele tempo – mais de 1000 anos a. C. – o conhecimento do mundo espiritual era incomparavelmente inferior ao de hoje. Mas após ungido para reinar sobre Israel, Davi tinha profundas noções do caráter de Deus, sem nenhum ensino humano, apenas por observar os mandamentos sagrados com grande temor (Ver Sl. 119: 99-100).

      O objetivo dessa mensagem é avivar a conscientização da realidade que a unção do Espírito de Deus representa para nós. No primeiro versículo que acima transcrevemos, João declara que a unção de Deus é verdadeira para nos ensinar todas as coisas; e essa declaração confirma o que Jesus já havia dito a respeito do Espírito Santo. Veja o texto:

     Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade...” (Jo. 16: 13)

      Portanto, amigo, creia que há uma unção de Deus sobre a sua vida, e através dela você tem a base espiritual necessária para vencer todos os desafios que o mundo puser em sua frente, bastando para tal que você persevere na fé. Não é por acaso que as Escrituras nos recomendam para resistir o mal. Veja o texto:

     Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. ” (Tg. 4: 7).

      Use a unção irrevogável que Deus te deu, e com certeza você vencerá. Lembra que a escolha de Deus sempre recai sobre os corajosos, e os medrosos ficam para trás (Ver Jz. 7: 3).  

     Que as bênçãos do Senhor estejam em sua vida.