Mensagem

UNÇÃO DE DEUS

MSG 919 = 11/04/2023

       Pouco antes de ser elevado aos céus, Jesus recomendou aos discípulos que se lançassem ao mundo, fazendo novos discípulos, ensinando a guardar todas as coisas que ele havia dito (Mt. 28: 20). Devemos, entretanto, levar em conta que GUARDAR significa reter no coração aquilo que ouvimos. Assim, apesar do homem ter a participação no sentido de propagar o evangelho, a capacidade para o entender é um trabalho que só o Espírito de Deus pode realizar (Jr. 31: 33 e 2 Co. 3: 5). Essa é a razão do Senhor haver declarado que o Espírito Santo nos guiaria em toda a verdade (Jo. 16: 13). Veja o que disse o apóstolo João. Eis o texto:
        “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (I Jo. 2: 27).     
       A unção referida pelo apóstolo, é a capacidade potencial de perceber a vontade de Deus nas entrelinhas das Escrituras, que Ele deixa em nós no momento em que nos toca. Porém, é importante levar em conta que ela é dada em níveis diferentes. Isso acontece porque as pessoas trazem diferentes cargas de pecados, que são considerados diante de Deus na hora da escolha para serem chamadas (Ex. 20: 5-6 e Mt. 25: 15). Portanto, é imprescindível respeitar a unção, ou seja, a autoridade espiritual que Deus deu a cada um (I Sm. 24: 3 a 7). Isso quer dizer que quando alguém fica com inveja da unção do outro, como acontece em nossos dias, é um sinal de que esse alguém não respeita a vontade de Deus, e muitas vezes é apenas um falso profeta trabalhando para satanás. São meras ferramentas do capeta atuando para impedir que muitos sejam abençoados (Mt. 23: 13 e 24: 4-5).   São pessoas que se apresentam com boa aparência, lideram milhares de criaturas, mas não conhecem a unção de Deus, porque não têm um coração reto para com o Senhor. Veja o que Pedro disse ao mágico Simão, enganador do povo, quando esse quis comprar a unção de Deus. Eis o texto:
      “... O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.” (At. 8: 20-21).  
       Veja que Deus não dá unção, ou seja, autoridade espiritual, àqueles que não têm um coração reto para com Ele. É por isso que na liderança deles não se vê milagres, e eles têm a coragem de afirmar publicamente que Jesus só mandou ENSINAR. A incapacidade deles os impede de reconhecer que Jesus se identifica pelo acontecimento de milagres (Mt. 11: 2 a 5). O mais triste é que milhares de pessoas, sem observar os relatos do evangelho, os seguem, pensando que eles são autênticos servos do Senhor. Os abusadores da unção de Deus, estão espalhados por toda parte, enganando o povo, e tentando roubar as ovelhas de Jesus (Jo. 10: 1). Por isso, irmãos, é preciso ter muita cautela com as palavras daqueles que se intitulam líderes espirituais em nosso tempo, pois a maioria deles não têm o verdadeiro objetivo de ensinar o povo a guardar aquilo que Jesus mandou. Sua verdadeira intensão é ser famoso e endinheirado usando o evangelho do reino como mercadoria lucrativa. Foi por isso que Jesus recomendou para que não entremos em qualquer lugar (Mt. 24: 23).
       Que o Senhor, a quem servimos, possa falar melhor ao seu coração.