Mensagem

Um Novo Coração

MSG 297 = 4/7/2012

Também vos darei um coração novo, e dentro de vós porei um espírito novo; tirarei da vossa carne o coração de pedra, e dar-vos-ei um coração de carne” (Ez. 36: 26).    


      Na dimensão física, ou seja, do mundo visto aos nossos olhos carnais, o coração representa a peça fundamental para que o corpo permaneça com vida. Mas – com certeza - por ser um órgão de importância vital, Deus usa esse nome para se referir também ao nosso espírito. Dele partem todas as decisões que podem nos conduzir a bons ou maus caminhos. Usando de sua grande sabedoria, o escritor do livro de Provérbios nos recomenda a dedicar atenção especial ao nosso coração, no sentido de resguardá-lo, já que dele procedem  todas as saídas da vida (Pv. 4: 23). Esse conselho se aplica tanto no plano físico como espiritual de cada ser humano. Assim, devemos dedicar ao nosso espírito a mesma atenção que procuramos dar para ter um coração saudável, pois enquanto esse proporciona longevidade da vida na terra, aquele pode nos conduzir à conquista da vida eterna nos céus.  

       O versículo acima reproduzido relata à declaração de Deus mostrando o que viria acontecer com o destino daqueles que O pertencem. Prefigurando nossa evolução espiritual como a troca de um coração, Ele declarou através do profeta Ezequiel, no século VI a. C., que haveria de nos dar um novo Espírito. Essa promessa se referiu ao Espírito Santo que, depois da ascensão de Jesus, foi derramado sobre os apóstolos no dia de Pentecostes (At. 2: 1 a 4).
       Portanto, a quase dois mil anos a possibilidade de ter um novo coração espiritual já nos foi dada através do derramamento do Espírito Santo, e a maioria das pessoas desprezam essa oferta deixando de se empenhar na busca do poder de Deus, apesar das advertências contidas nas Escrituras. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12: 2).  

       Nos dias atuais, ter um novo coração no sentido espiritual, depende unicamente de aceitarmos ou não o que já nos foi dado (Rm. 10: 8-9). Paulo nos aconselhou a não conformar com aquilo que o mundo nos oferece, e a provar a boa e perfeita vontade de Deus. Como servo cumpridor da santa Palavra, ele sabia que as potestades dominadoras desse mundo procuram operar sutilmente sobre as pessoas, com o fim de impedir que elas venham a despertar para a verdade, serem libertas e encontrar o caminho da salvação (Jo. 8: 31-32). Com efeito, pode se afirmar que quem não busca transformar o coração incrédulo num coração rendido a Deus, jamais se salvará. Veja a resposta de Jesus ao questionamento de Nicodemos. Eis o texto:

      Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.... É-vos necessário nascer de novo. ” (Jo. 3: 3 e 3:7).

       Amigos, não permita que a dúvida ou a incredulidade te engane. Busque examinar as Escrituras Sagradas, pois Deus não faria Seu próprio Filho sofrer em vão aqui nesse mundo de tanta perversidade. O alto preço que ele pagou naquela cruz, teve por finalidade a paga dos pecados para todo aquele que nele crer (Jo. 3: 16). Portanto, aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a (I. Pe. 3: 11).

       Que o Senhor te abençoe abundantemente