Mensagem

Tudo é possível

MSG 042 = 17/10/2007

         “...porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. ” (2 Cr. 20: 12).

        O reino de Judá estava ameaçado por grande multidão de inimigos. Aos olhos humanos não havia qualquer esperança de que Josafá, seu rei, pudesse vencê-los, pois suas forças eram inferiores. E Josafá teve medo quando se viu ameaçado por aquela grande multidão. Mas ele era fiel a Deus, como se pode ver em 2 Cr. 17: 3 a 6.

        
       A história de Josafá representa um exemplo, mostrando que, quando vivemos em fidelidade para com Deus, as possibilidades de vitória não têm limite. No momento em que nossa força humana se esgota, Deus entra com o poder do alto em nosso favor, e o que era considerado impossível, passa a ser perfeitamente possível. Centenas de anos antes de Cristo, Josafá demonstrou essa verdade. Quando disse para Deus que: “... os nossos olhos estão postos em ti”, ele estava declarando que tinha confiança na ação divina em seu favor, por ser essa era a única possibilidade de vitória. Por demonstrar essa sólida confiava, obteve sucesso. Esse tipo de fé existiu entre algumas pessoas no meio do povo judeu. Veja no texto abaixo, a resposta de Deus a Josafá:

        “Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação... e disse: Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. ” (2 Cr. 20: 14-15-17).

 

        Sem nenhuma possibilidade humana de vencer, Deus deu a vitória de maneira espetacular ao povo judeu naquela demanda. Nos versículos 20-21-22 do capítulo 20, - segundo livro de Crônicas – é relatado que na marcha para a batalha, Josafá colocou os cantores para louvarem a Deus na frente, e não os guerreiros como seria lógico, de acordo com nosso raciocínio humano. A vitória foi total.

        Muitos de nós hoje vivemos em situação idêntica, sendo obrigados a enfrentar problema aparentemente maior que nossas forças. Com toda a certeza, o caráter do Deus em quem cremos não mudou. Se tivermos a mesma confiança que o rei de Judá teve naquele momento, alcançaremos a mesma resposta.

        Isso ficou provado quando o apóstolo Paulo foi preso por ter libertado uma mulher (Veja Atos 16: 17 a 24). Apesar de haver sito chicoteado, e estar amarrado em troncos, Paulo e seu companheiro Silas oravam e cantavam louvores a Deus. Aí também Deus os livrou no meio dos louvores. Veja o texto:

        “De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”(At. 16: 26).

        Entre Josafá e Paulo decorreram novecentos anos. Mas a operação do poder de Deus foi semelhante, em situações idênticas. Eles creram de forma total e absoluta na providência do alto. Acreditaram com tanta certeza que Deus haveria de livrá-los, e ao invés de murmurar ou reclamar, louvaram a Deus.  Quando vivemos em fidelidade a Deus, nossa vitória é certa. Se tivermos uma convicção real, podemos louvá-Lo em meio às tempestades da vida. 

        Portanto, se você está passando por algum tipo de adversidade em que suas forças são insuficientes para vencer, creia que Deus pode tomar a frente da sua luta. Lembra da promessa de Jesus: ”Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(Jo. 16: 33).


       Que o Senhor te abençoe em todos os momentos.