Mensagem

A Tradição

MSG 035 = 29/08/2007

     Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (At. 20: 29).

         Como servo obediente a Deus, e dedicado ao futuro dos cristãos, Paulo tinha a revelação do perfil que os caminhos do cristianismo haveriam de tomar ao longo dos séculos que sucederam a sua morte. Em várias oportunidades previu muitas coisas que vemos hoje acontecer na igreja de Jesus. Boa parte de suas advertências alertava contra os enganos provindos de falsas lideranças que haveriam de surgir (Veja I Tm. 4:1-2; 2 Tm. 4:3-4).

         O versículo acima transcrito não foge a regra. Quando o autor se refere aos “lobos vorazes”, está indicando que entidades poderosas haveriam de surgir, constrangendo cristãos fiéis, chamados por Deus para o caminho da salvação, a se desviarem da verdade. Essas palavras retratam fielmente o quadro do tempo em que vivemos, onde vemos organizações cristãs colocando o valor da tradição acima das Sagradas Escrituras,sem levar em conta que homens íntegros, escolhidos por Jesus, deram a própria vida para transmitir as verdades eternas trazidas pelo Filho de Deus.

         Por isso, queremos lembrar aqui a maneira pela qual Jesus se pronunciou a respeito de uma postura idêntica a essa, praticada pelos judeus. Veja o texto:

         Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos?......Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? ” (Mt. 15:1-2-3).

         Observem que Jesus não ignorou a tradição, ou seja, a transmissão oral de valores espirituais através das gerações. Entretanto, condenou a pratica dela em detrimento dos mandamentos de Deus. As bases dos mandamentos bíblicos hoje são as mesmas daquela época.

         Portanto, quando consideramos a tradição religiosa acima das Escrituras, estamos indo na contramão do ensino de Jesus. Veja o que disse o apóstolo Paulo sobre a credibilidade das Escrituras:

         “Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça, ” (2 Tm. 3:16).

         Assim, é de se entender que os textos bíblicos é a inspiração divina mais importante que existe para nos conduzir aos caminhos do Senhor. Não podemos esquecer de que temos o privilégio de chegar a Jesus sem intermediários (Veja I Tm. 2: 5); e de que o preço que ele pagou para termos essa liberdade foi muito alto (Veja Is. 53: 5).

         Jesus deixou uma regra simples e prática para testar se estamos no caminho certo.Veja o texto:

         Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. ” (Mt. 7: 16-17).

         Faça o teste mandado pelo Senhor. Procure ver os frutos que você tem colhido no caminho cristão que você segue. Se eles forem bons, amém! Continue se esforçando, porque certamente você glorifica a Deus. Se não existirem, lembra da atitude de Jesus diante da figueira infrutífera (Veja Mt. 21:19). Se eles não forem bons, lembra desse versículo que te envio hoje: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. ” (Is. 55:6).

         Quando tratamos da Palavra de Deus com sinceridade, e sem segundas intenções, ele jamais nos deixa sem respostas. Portanto, busque a verdade e ele vai te mostrar.


                           Que o Senhor te abençoe.