Mensagem

Torre de Babel

MSG 404 DE 1//2014

     Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, … Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; ” (Gn. 11: 4-5).

      
       Desde o princípio da criação o ser humano tem o desejo de assumir posições importantes, independente da vontade de Deus. Esse tipo de sentimento dominou sobre o coração de Adão e Eva quando deixaram de dar ouvidos ao Criador para obedecerem à sugestão da serpente (Gn. 3: 5-6).  Ele é um dos componentes que contribuíram para ativar a natureza do pecado no mundo, fazendo separação entre Deus e o homem por milhares de anos (Is. 59: 1-2). Mas Jesus veio e venceu o reinado do descendente da serpente, vivendo em obediência irrestrita a Deus, e provando que o caminho certo é viver inteiramente na dependência daquele que criou todas as coisas. Porém, mesmo assim, a grande maioria dos seres humanos continua procurando viver independente de Deus, numa forte indicação de que a herança do anjo rebelde permanece em muitos corações.

      
       O texto acima transcrito relata sobre essa tendência infeliz dos seres humanos ao tentarem chegar a Deus por seus próprios meios, quando construíram a torre de babel. Ele mostra dois aspectos significativos, sendo que um diz respeito à tentativa chegar aos céus independentes da vontade de Deus; e outro se refere a ação do Senhor que alcança todos os nossos atos no tempo de sua visitação (Gn. 11: 7-8).

       As Escrituras Sagradas deixam claro que cometemos grande engano quando tentamos chegar a Deus através de nossa própria capacidade, mesmo porque é Ele quem nos capacita (2 Co. 3: 5). Por isso, aqueles que julgam poder praticar a santa Palavra através da mera capacidade humana, devem repensar suas atitudes e procurar descobrir o grave erro que estão cometendo. Jesus declarou que é o Espírito Santo que nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Portanto, subintende-se que quando não O buscamos ficamos expostos à ação do espírito enganador. Muitos cristãos questionam a maneira pela qual devemos fazer isso. Uns acham que a partir de nossa conversão o Espirito de Deus está permanentemente em nós; outros acham que além da conversão precisamos ser batizados por Ele, e devemos sempre busca-Lo de forma sistemática. Veja o que disse um profeta ao rei Asa.  Eis o texto:

       “… O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2 Cr. 15: 2). 

        Assim, mesmo tendo sido tocado pelo Espírito Santo no momento da conversão, precisamos continuar buscando Sua presença, pois essa atitude indica para Deus que estamos empregando nosso coração em buscá-Lo (Jr. 29: 13). Dessa forma, aqueles que não buscam o Espírito de Deus, simplesmente não são guiados por Ele, tentam praticar a Palavra do Senhor confiando na capacidade humana, e fica vulnerável a ação do enganador. Esse tipo de atitude é semelhante ao que foi tentado pelos inventores da torrede babel a milhares de anos. Por isso podemos crer que da mesma forma que Deus reprovou a atitude dos homens do passado, com certeza também nos reprovará no dia de Sua visitação.

       Em Atos dos Apóstolos 19: 1 a 7 é descrito um diálogo do apóstolo Paulo com algumas pessoas de Éfeso demonstrando a necessidade do batismo com o Espírito Santo. Paulo certamente estava buscando o cumprimento daquilo que João Batista profetizou quando instituiu o batismo nas águas. Veja o que disse João:

      “… Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, e … ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc. 3: 16).

       Portanto, devemos evitar os mesmos erros dos homens do passado, que tentaram chegar a Deus pela sabedoria humana, pois é o Espírito Santo quem nos conduz em toda averdade. Se olharmos para os primeiros apóstolos, vemos que eles tinham autoridade outorgada por Jesus, andaram com ele até o dia de sua ascensão, mas só reiniciaram a propagação do evangelho depois que foram batizados com o Espirito Santo (At. 2: 1 a 4).  Veja a ordem que eles receberam de Jesus:

      
       “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc. 24: 49).

    Que o Senhor te abençoe e te guarde; que Ele faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.