Mensagem

Timidez

MSG 301 = 2/8/2012

       Por que sois assim tímidos? como é que não tendes fé?”(Mc. 4: 40).

          O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e ungido para guardar o reino do Senhor na terra (Ez. 28: 14). Isso indica que, originalmente, ele tinha poderes especiais acima dos demais seres viventes, e era intermediário entre Deus e todas as coisas no âmbito da  terra. Em suas mãos estava o domínio de tudo que o Criador havia concebido (Gn. 1: 28 a 30). Diante da importante finalidade para a qual Deus o criou, podemos admitir que o homem recebeu autoridade na dimensão espiritual e física sobre todas as obras aqui estabelecidas. Mas parte dessa autoridade ficou comprometida quando Adão foi expulso do Paraíso (Gn. 3: 23-24). Essa perca tornou o homem um ser tímido e medroso, por se achar impotente diante de várias coisas no mundo, inclusive dos enganos espirituais e dos poderes da natureza. Jesus deu várias demonstrações do poder que o homem tinha antes de se rebelar contra Deus.

        Relatando sobre o questionamento de Jesus a respeito da timidez dos discípulos diante de uma tempestade, o versículo acima reproduzido revela uma dessas situações em que o homem se julga impotente. O Senhor mostrou para eles que a natureza também poderia lhes obedecer a se eles tivessem fé. Ao ordenar aos ventos e esses cessarem a fúria, Jesus deixou claro o privilégio perdido pelo homem por causa do pecado. Isso ficou evidente quando o Senhor declarou que o homem pode fazer as mesmas obras que ele fez. Veja o texto:

      “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, esse fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores, porque eu vou para o Pai;” (Jo. 14: 12).  

      Essa afirmação mostrou que a chave de nossa vitoria está em crer no Senhor e obedecê-Lo. Portanto, tudo aquilo que inibe nossa fé, inclusive a timidez, deve ser combatido. Devemos atentar para o fato de que o medo de ser ousado e de tomar atitude é o fator que mais nos impede de ser abençoados. Em todos os exemplos de pessoas que venceram pela fé, a atitude que mais encontramos é a de ousadia e de coragem. Vejam o caso de Josué. Na batalha contra os amorreus a noite se aproximava, e o exército de Israel corria o risco de deixar escapar muitos dos inimigos, por não poder lutar no escuro. Diante disso, Josué, sem pestanejar, lançou uma ordem inusitada, mandando que o sol e a lua se detivessem em seus lugares. Foi atendido imediatamente. O sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos (Js. 10: 13). Isso mostra que Josué não foi escolhido por acaso para substituto de Moisés. Ele agia com ousadia e coragem, já que tomou essa atitude diante de todo o povo que compunha o exército de Israel.

      Amigo, se você está em perfeita comunhão com Deus, segundo o que manda a santa Palavra, não tenha dúvida em ordenar que o mal saia de sua frente, seja lá ele qual for. Nos dias atuais, todos os cristãos fiéis fazem parte do plano para restaurar tudo o que Deus nos concedeu. Portanto, faça tudo conforme está escrito na Bíblia, e não se preocupe com o que o mundo acha de você. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. ” (I Co. 3: 18).

Não deixe a timidez tomar conta de sua vida. Peça sempre para o Senhor te dar intrepidez para falar da Sua Palavra, e prosperar em busca da unção para a qual Deus te criou (Ez. 28: 14).
         Que o Senhor te abençoe e te guarde.