Mensagem

Tesouros na Terra

MSG 429 DE 7/1/2015

   “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt. 6: 19-20-21)  


             
       Deus é Espírito, e como espírito criou também o primeiro homem, sem nenhuma composição de matéria física (Gn. 1: 27). Ele vê nosso corpo natural como um acessório de menor importância, tirado do pó da terra depois de concluída a obra da criação, quando o domínio de todas as coisas já estava entregue ao homem em estado espiritual (Gn. 2: 7). Em perfeita concordância com essa sequência, o Senhor inspirou o apóstolo Paulo a mostrar que o homem é um espírito, tem uma alma e habita num corpo (1Ts. 5: 23). Isso indica que o espirito é a parte mais importante do ser humano, e foi por esse motivo que Deus enviou Seu próprio Filho para nos resgatar do caminho da segunda morte (Ap. 2: 11). Portanto, nossa maior riqueza não está nos bens da terra; mas na conquista de uma boa posição espiritual, no reino dos céus (Mt. 7: 24-25).

       Os versículos acima transcritos relatam as Palavras de Jesus, advertindo a esse respeito, e mostrando que nossa esperança não deve ser focada nos tesouros da terra, por serem eles corruptíveis e estarem expostos ao risco de roubo. Como profundo conhecedor de nossa natureza, o Senhor sabia que o homem tende a colocar o coração naquilo julga como de maior valor, e por isso, nos advertiu apontando para o alvo certo. Com efeito, olhando para a história, vemos muitas obras que no passado representavam grandes tesouros, e foram destruídas no decorrer do tempo. Talvez foi por esse motivo que Jesus não demonstrou entusiasmo pela moderna construção de um novo templo edificado em sua época, levando os religiosos a se decepcionaram com sua atitude (Mt. 24: 1-2).

       Até aquela época, se tinha como certo que as maiores riquezas do ser humano estavam na terra. Mas revelando coisas grandes e ocultas, o Senhor mostrou que elas não estão nas coisas materiais, e sim na plenitude de uma vida espiritual que corresponde com a legítima vontade de Deus. Jesus repreendeu duramenteum líder da igreja primitiva que não levava a sério essa verdade. Veja o texto:

             Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: ... Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” (Ap. 3: 14 a 17).

       Costumamos dizer que a verdade é dura, mas é o melhor caminho para produzir bons frutos. Na maioria das vezes seus frutos se dão em longo prazo, mas vale o esforço, pois eles vêm diretamente do trono de Deus. 

       Nos dias atuais é triste e lamentável ver milhões de pessoas que foram chamadas para o caminho da salvação, serem orientadas para colocar o coração nos bens terrenos, quando estes - de acordo com a Palavra de Jesus – são apenas acréscimos que surgem na vida de quem busca o reino de Deus (Mt. 6: 33).  Por isso, fica sem respostauma dúvida muito séria para aqueles que temem ao Senhor. A pergunta é: como devem estar as pessoas que não deram ouvidos a Jesus, puseram seus corações nos tesouros da terra e morreram na pobreza do espírito? Será que estão gozando dos mesmos privilégios que tinham aqui?

      
       Amigo, tomar as atitudes recomendadas por Jesus é uma questão de crer verdadeiramente nele. Muitas vezes elas representam grandes sacrifícios por termos de negar a nossa vontade e fazer aquilo que ele nos mandou (Lc. 9: 23). Mas a obediência, a fidelidade e perseverança em seus mandamentos nos leva a formar um tesouro no reino dos céus, com o privilégio de desfrutá-lo eternamente. Portanto, um cristão que vive na observância das recomendações do Senhor, pode ter certeza que passou da morte para a vida, e não entra em condenação (Jo. 5: 24).


       Que o Senhor te abençoe e te guarde.