Mensagem

Tardos de Coração

MSG 409 DE 5-8-2014

         “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? ” (Lc. 24: 25-26).

       Muitas pessoas se declaram cristãs e acham que podem ser salvas apenas por conhecer a história do cristianismo, sem assumir um compromisso com Jesus em praticar seus mandamentos. Mas isso não é assim. Para que não venhamos a ser enganados, é necessário levar em conta que o relacionamento com o Senhor deve ser considerado como uma via de mão dupla, isto é, precisamos conhecer e ser por ele conhecidos (Jo. 10: 27).  Essa forma de relacionamento bilateral só existe quando somos chamados a ser seus discípulos  e o amamos de coração  (Jo. 8: 31).

       O versículo que acima reproduzimos relata sobre as duas formas de conhecer a Jesus. Os dois discípulos do caminho de Emaús conheciam a Jesus apenas de ouvir falar, mas sem a devida revelação. Eles sabiam de sua história e o aceitavam. Porém não tinham a  verdadeira revelação da verdade, porque não buscaram considerar os fundamentos a respeito dele, a partir da Palavra de Deus, contida nas Escrituras. Isso aconteceu com muitas pessoas naquele tempo. Elas conheciam a Jesus pelos milagres que fazia, mas recusavam o compromisso de fazer o que ele mandava.  Essa foi a razão de Jesus achar que os dois homens do caminho de Emaús eram tardos de coração.

      Observem que eles só reconheceram que aquele estranho era Jesus, depois que ele discorreu sobre tudo o que constava nas Escrituras a seu respeito, e se revelou através do partir do pão, simbolizando sua entrega na cruz do calvário por nossa causa (Lc. 24: 27-30-31).

       Nos dias atuais milhões de pessoas ainda são tardos e néscios de coração. Elas ouvem a história de Jesus, mas não aceitam um compromisso para aprender dele e viver de acordo com o evangelho (Mt. 11: 29). Isso demonstra que dois mil anos não foi ainda o tempo suficiente para que todos aprendessem a trocar a riqueza da terra pelas grandezas do reino da glória. Esse é o motivo pelo qual os cristãos devem dedicar maior empenho na propagação do evangelho, afim de que se conheçam a Jesus, não só de ouvir a história, mas, sobretudo, através de uma verdadeira experiência pessoal com ele, pois essa é a sua proposta para cada com pessoa na terra. Veja o texto:

      “Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo. ” (Ap. 3: 20). 

       Num sentido figurado, Jesus se refere à porta do coração de cada pessoa. Ele propõe uma verdadeira ceia de virtudes espirituais para aqueles que o aceitam, bastando para isso que venham a crer nele como único e exclusivo salvador.  Não basta apenas ouvir falar de Jesus. É necessário conhece-lo e viver na prática de seus mandamentos para que ele venha e se manifeste em nossa vida (Jo. 14: 23).

       Amigo, não seja néscio de coração. Busque uma experiência pessoal com o Senhor Jesus, e certamente você não o deixará mais. Não se trata de obedecer a homens comuns. Mas àquele que já pagou o preço e pode perdoar a todos os nossos pecados (Mt. 9: 6).

       Que o Senhor possa te abençoar, falando melhor ao seu coração.