Mensagem

Sua fé pode te Salvar

MSG 358 DE 20/8/2013

    

          “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”(Mc. 10: 51-52).

        Em todos os lugares onde o evangelho é pregado, a maioria das pessoas que ouve acaba por adquirir certo grau de fé (Rm. 10: 17). Mas nem todas elas conseguem colocar essa fé em prática, de forma necessária, para alcançar a plenitude dos efeitos que ela pode produzir. A fé exige atitudes de coragem, determinação e ousadia, muitas vezes desafiando regras convencionais. Por isso, quase sempre nas pessoas que temem ultrapassar os limites humanos, ela permanece inativa e sem muitos frutos. Provavelmente essa é a razão pela qual Deus condena os medrosos (Ap. 21: 8). O relato dos milagres feitos por Jesus mostra poucas pessoas que empregaram a ousadia necessária para alcançar a benção que necessitavam, e entre essas está Bartimeu, o cego de Jericó (Mc. 10: 46).

        Os versículos acima reproduzidos descrevem as Palavras de Jesus, quando, após curar Bartimeu, declarou que a fé dele o havia salvado. Essa forma de agir do Senhor deixou evidente sua aprovação pela conduta do cego desobedecendo as palavras das pessoas que o reprendiam pelos seus gritos (Mc. 10: 47-48).  Isso quer dizer que em algumas situações para alcançar a benção, precisamos ter coragem para desafiar regras e convenções da sociedade. É de se observar que, se Bartimeu tivesse ouvido as repreensões das pessoas que o desaprovavam, certamente ele teria continuado pedindo esmolas na beira do caminho.

        A atitude daquele cego provocou ainda outra revelação importante, quando levou Jesus perguntar o que ele queria que fizesse. Na verdade, qualquer pessoa ali sabia que a maior necessidade de Bartimeu era a cura de sua cegueira. Mas o Senhor fez questão de ouvir sua própria confirmação, mostrando assim que Deus nos salva pela fé, mas respeita profundamente o direito de cada um decidir o que quer.  Essa é a razão pela qual, em nossas orações, devemos apresentar nosso pedido de maneira clara e bem definido diante do Senhor, pois Ele exige isso de nós. Veja o texto:

       “Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar.” (Is. 43: 25-26).

        Se observarmos com atenção, vamos ver que essa expressão a tua fé te salvou sófoi declarada às pessoas que ultrapassaram limites normais estabelecidos para chegarem até Jesus. Além de Bartimeu, assim foi com a mulher que sofria de fluxo sanguíneo incurável (Mc. 5: 34); com a que enxugou os pés do Senhor com os cabelos (Lc. 7: 50); e com o samaritano que, desobedecendo a ordem de isolamento por estar leproso, ajoelhou aos pés do Senhor para agradecer a cura (Lc. 17: 16-19).

        Nesse sentido, a palavra salvação se referiu apenas ao livramento de uma situação dolorosa. Mas as pessoas que tiveram coragem para quebrar regras, e até transgredir leis humanas para alcançar seus objetivos, certamente aprenderam provocar a ação de Deus em seu favor, e essa experiência pode tê-las conduzido também à vida eterna.

       Amigo, a fé está na mente de muitas pessoas. Mas poucas a exercem verdadeiramente, porque sua prática exige coragem e determinação, sem se importar com o que possam falar a nosso respeito. Portanto, não se deixe levar pela incredulidade, nem pelas críticas dos homens. Seja ousado na prática da fé, e certamente você verá muralhas de coisas impossíveis se derreterem em sua frente (Hb. 11: 30).

        Que o Senhor te abençoe e te guarde.