Mensagem

Seja Fiel a Deus

MSG 188 = 19-5-2010

 
   
     “Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. ” (Dn. 1: 8).

      Daniel era um dos milhares de cativos no meio da multidão de judeus que viviam na condição de escravos no reino da Babilônia. Mas foi escolhido com mais dois companheiros para viver entre os nobres no palácio do rei Nabucodonosor durante três anos, com o objetivo de assimilar a cultura dos caldeus (Dn. 1: 3-4-5).

      É desnecessário comentar a maneira em que deveria ser tratado aquele povo que havia resistido à invasão do rei da Babilônia em sua terra, mas, perdendo a batalha, se tornara escravo da nação vencedora. Entretanto, Daniel se vê escolhido para sair do meio da multidão e desfrutar de uma vida muito mais confortável em comparação com à que vivia. Ele tinha bastante motivo para se sentir privilegiado, pois, afinal de contas, iria viver entre os nobres do reino. Porém, sua fidelidade para com Deus falou mais alto. Ele sabia que, pela lei judaica da época, não te era lícito comer de muitas coisas que compunham a mesa do rei, e se o fizesse certamente seria contaminado com tipos de comida não recomendada. 

      O versículo transcrito mostra o propósito de Daniel no sentido de colocar em primeiro lugar a atitude de fidelidade aos mandamentos de Deus. O resultado foi maravilhoso. Daniel e seus companheiros, não só conseguiram obter a concessão do que queriam como também tiveram absoluto sucesso em atingir as condições que Nabucodonosor rei de Babilônia desejava.

      Deus sabia que Daniel não tinha condições de rejeitar as ordens do rei. Por isso, provavelmente o Senhor não o castigaria por comer daquelas iguarias. Mas com certeza o Senhor se agradou muito de sua atitude em tentar negociar com o representante do rei para manter sua fidelidade. Esse tipo de atitude só existe quando nosso coração é inteiramente obediente à Deus. Somente as pessoas íntegras, retas, e tementes a Deus, conseguem praticá-las, e quando assim o fazem são alcançadas pelos olhos do altíssimo (2 Cr. 16: 9). Daniel fez e obteve a misericórdia de Deus (Dn. 1: 11 a 20).

      Na continuação da leitura do texto, podemos verificar que, a partir desse ato de fidelidade, De
us livrou Daniel do cativeiro, pois ele e seus dois companheiros não mais retornaram ao meio dos cativos de Judá (Ver Dn. 1: 21).

      Quantos de nós fomos tirados do cativeiro espiritual, e falhamos na hora de demonstrar fidelidade a Deus? Muitos cristãos não têm uma visão real das grandezas que Ele tem para nós, e limitam suas bênçãos em coisas pequenas, quando, na verdade, Deus quer dar muito mais. Aqueles que assim fazem, apenas comem das migalhas da mesa do Senhor (Mt. 15: 27). Veja a proposta de Jesus no texto abaixo:

     “Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap. 3: 20).   
   
      Jesus aqui declara o tipo de benção que ele quer nos dar, comparando-a a uma ceia, e não às migalhas da mesa. Portanto, se formos fiéis e íntegros para com a sua vontade, certamente nossas bênçãos não se limitará a apenas à libertação, cura, ou prosperidade na vida material. Além dessas, ele quer nos dar a vida na eternidade, que é a maior das grandezas de Deus. 

      Portanto amigo, mesmo que você julgue já ter recebido as bênçãos consideradas importantes nessa terra, lembre de que Deus ainda tem muito mais para você, e que tudo depende de sua de sua atitude de fidelidade para com Ele. O rei Davi sabia disso, procurava agradar a Deus, e até hoje é referência entre as pessoas que obtiveram mais vitórias nesse mundo. Veja esse salmo: 

     “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.  Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia” (Sl. 37: 4-5-6).   

      Que Deus te abençoe abundantemente.