Mensagem

A santa semente (2)

MSG 495 = 31/5/2016

"As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. ”   (Lc. 8: 12).  

       Começamos a caminhar para a salvação através do ouvir a Palavra de Deus (Rm. 10: 17). Mas efeito dela depende do coração de quem ouve.  Nesse sentido, nosso coração é equiparado à terra que recebe uma semente para fazer com que ela nasça, cresça e dê frutos. Jesus classificou em quatro, os tipos de efeitos que a santa semente pode produzir em nós. Esses efeitos podem ser abundantes; terem pouco tempo de duração; serem considerados como um tropeço; ou até mesmo serem anulados no momento em que recebemos a Palavra. Queremos abordar aqui esse último efeito apontado pelo Senhor.

       No versículo que reproduzimos acima, Jesus considera a Palavra como uma semente que caiu na beira do caminho. É quando uma pessoa, cujo coração se acha totalmente desmotivado para recebe-la. Nesse caso, lançamos a Palavra sobre a pessoa, mas por ela estar inteiramente sob os domínios do espírito satânico, a cegueira espiritual a leva a rejeitar e esquecer o que ouviu.  Essa é a pessoa que permite que o diabo lhe tire do coração qualquer lembrança da santa semente. O objetivo do espírito inimigo é impedir que ela venha a ser salva, para torna-la cativa, no futuro, no momento em que ela morrer, os anjos do inferno a recolhem (Ap. 6: 8 e Lc. 16: 22-23).

       Isso acontece com aquele tipo de pessoa que abriga multidões de pecados no coração, quase sempre herdados de seus ancestrais, e somados aos que ela própria cometeu. A pessoa nessa situação pode ter o coração despertado para a verdade, se a expiação dos pecados terminar antes de sua morte, ou se intercedermos por ela diante de Deus em orações e súplicas. Veja o que disse o apóstolo Tiago:

      “ .... Muito pode a súplica fervorosa do justo.... sabei que aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.”  (Tg. 5: 16 e 20).  

      Existem casos em que a pessoa nessa situação de incredulidade, perde a consciência de si própria, pratica crimes inacreditáveis, e só se dá conta da gravidade dos fatos quando já está condenada por vários anos de cadeia. Nesse caso, a ciência e a justiça dos homens desconhecem as coisas ocultas, e a cobrança recai sobre a pessoa. Mas a justiça divina é imensurável. Deus tem alcançado muitas dessas pessoas mesmo no fundo do poço em que elas chegaram, e lhes concedido o espírito de arrependimento, impedindo que os planos de satanás se concretizem em suas vidas. A atitude indicada para alcançar essa graça, é orar ao Senhor e esperar nele. Veja o exemplo de Davi. Eis o texto:

      “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. ” (Sl. 40: 1-2-3).

       Independente de crer ou não crer, a qualidade do sentimento de nosso coração é de suma importância nos rumos de nossa vida (Pv. 4: 23). Deus tem a memória dos atos de todos os seres humanos, e conhece nosso perfil melhor que nós mesmos. Por isso, mesmo aqueles que se dizem incrédulos, tem a vida nas mãos de Deus, e tudo que ele faz é valorizado ou condenado pelo Senhor. Essa é a razão pela qual aqueles que têm consciência da verdade devem plantar a Palavra de Deus incansavelmente, sem olhar em que tipo de coração ela está caindo (Mc. 16: 15).

       Amigo, nunca desista de lançar a santa semente nos corações humanos, ou contribuir para aqueles que são servos fiéis do Senhor o façam. Lembra que qualquer coisa que você fizer nesse sentido, é visto pelo Senhor da ceifa e guardado na memória Dele para te avaliar na hora do julgamento. Veja o que disse Jesus:

      “Aquele que der de beber ainda que seja um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. ” (Mt. 10: 42).     
 
       Que o Senhor te abençoe mais e mais.