Mensagem

A sã doutrina

MSG 501 = 12/7/2016

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. ” (2 Tm. 4: 3-4).  

       Nossa visão espiritual é ampliada para prever muitas coisas que estão nos planos de Deus, quando nos colocamos diante Dele como servos fiéis. Revelando em nosso coração o verdadeiro sentido daquilo que está nas Escrituras, o Senhor nos dá entendimento para que não venhamos a ser presas fáceis das astutas ciladas do diabo (Ef. 6: 11). Assim, se nosso propósito é ganhar almas para o reino de Jesus, Deus vai abrir as portas, e todas as necessidades para alcançar o alvo serão supridas. Entretanto, se nos deixarmos levar pela ganancia e a sede de domínio, certamente vamos abrir brechas para o desenvolvimento de uma doutrina enganosa. Essa foi a revelação dada ao apóstolo Paulo, num tempo em que já existia alguns falsos profetas começando a usar o evangelho de Jesus como ferramenta para satisfazer suas ambições pessoais (Veja Ap. 2: 6).

       Os versículos acima reproduzidos descrevem a previsão do apóstolo Paulo, advertindo sobre o que viria acontecer com os ensinos de Jesus ao longo dos tempos. É triste, entretanto, verificar que no tempo atual vemos suas previsões se cumprindo literalmente. Muitos líderes levantados por Deus para pregar o evangelho, têm sido enganados pelas altas potestades malignas (Ef. 6: 12).  Provavelmente, sem avaliar os riscos que correm, eles têm posto em destaque doutrinas já superadas pela evolução dos planos de Deus, deixando de lado muitos dos mais preciosos ensinamentos de Jesus. Isso representa uma autêntica demonstração daquilo que Paulo avisou a dois mil anos atrás. Quando deixamos de observar rigorosamente os detalhes do evangelho do Senhor, com certeza estamos desobedecendo a Deus. Veja no texto abaixo a revelação de Deus aos discípulos no monte da transfiguração, onde apareceu Moisés e Elias, falando com Jesus. Eis o texto:

      “Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.” (Mt. 17: 4-5).   

       Ali estava Elias representando os profetas e Moisés representando a Lei. Entretanto, Deus não mandou que ouvíssemos a eles, mas a Jesus. Portanto, devemos ver os heróis da fé como grandes exemplos, mas respeitar com profundidade aquilo que Jesus nos ensinou. Quando saímos fora disso, acabamos abrindo brecha para a influência das potestades que sorrateiramente atuam a partir das regiões celestiais. Em nossos dias, muitas lideranças de grupos cristãos não têm observado o perigo que representa omitir importantes detalhes dos ensinamentos de Jesus. Isso representa negá-lo, e aqueles que o negam serão negados diante de Deus (Mt. 7: 23 e 10: 33). 

       Esse é o caminho pelo qual a sã doutrina tem sido substituída pelas fábulas que podem levar milhões cristãos a perder a salvação. As Escrituras mostram que no final dos tempos serão revelados dois tipos de igrejas, ou seja, a igreja fiel a Deus, e a que adulterou a santa Palavra. Essa última vai se compor das pessoas que não tem o nome no livro da vida (Ap. 17: 8). Por isso, cabe-nos então alertar que só tem o nome escrito no livro da vida, isto é, só serão salvos, aqueles que obedeceram corretamente a Jesus. Veja o que ele disse aos discípulos:

      “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.” (Lc. 10: 19-20).  
       Muitos têm se alegrado porque receberam domínios sobre coisas terrenas; mas a benção que devemos buscar com prioridade é a salvação, ainda que não tenhamos alcançado as vantagens terrenas (Mt. 6: 19 a 21-23). Essa benção só Jesus pode nos conceder. Portanto, devemos ter a atitude prudente de obedecer sua Palavra sem restrição.

       Amigo, as fábulas, as cobiças e a sede de domínio tem levado muitas almas à condenação, fazendo-as omitir sua fé naquele que fez o sacrifício máximo por nós. Por isso, nunca deixe de obedecer a Jesus para temer àqueles que pregam fábulas, por mais importantes que eles pareçam ser.
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.