Mensagem

Rico também se converte

MSG 001 = 04/01/2007

     Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. ” (Lc. 19: 1-2-3).


          Jericó é o lugar onde Deus mostrou seu grande poder, realizando milagres que contrariaram as regras da natureza. No passado, suas grandes muralhas ruíram mediante o grito de guerra dos filhos de Deus. O que parecia uma grande fortaleza aos olhos humanos, desabou com o grito do povo de Israel, quando este agiu mediante a ordem do Senhor. (Js. 6: 1 a 20).
 
          Agora nesse mesmo lugar, Jesus realiza mais um milagre da fé, quando o coração de um homem rico, foi tocado para conhece-lo. Pela lógica humana, Zaqueu não teria nenhum desejo de conhecer a Jesus, pois ele era rico, e bem posicionado. Por tanto, o interesse de Zaqueu em ver Jesus, foi uma indicação clara de que é o Espírito Santo quem toca no coração das pessoas quando Deus as chama para o caminho da salvação (Jo. 6:65). Porém, alguns obstáculos tentaram impedir que Zaqueu chegasse a Jesus. O texto diz que a multidão de pessoas que seguiam a Jesus o atrapalhava.

          Esse fato foi uma prefiguração do que acontece nos dias de hoje, quando alguém quer conhecer a Jesus. Por isso, a postura daqueles que se dizem cristãos é muito importante. Os que hoje seguem a Jesus pelos princípios do evangelho, representam o mesmo papel daquela multidão que impediu a Zaqueu de se aproximar livremente do Senhor.
          A transparência e retidão de nossas atitudes, a sinceridade e a verdade que sai dos nossos lábios, são fatores observados quando alguém é tocado no coração para seguir a Jesus. Se não andarmos de maneira íntegra, com certeza estamos formando o mesmo tipo de multidão que tentou impedir a Zaqueu

         Um detalhe muito importante é observado em Zaqueu. Ele superou o obstáculo, quando subiu na figueira para ver o Senhor (Lc. 19:4). Esse gesto mostrou que apesar de ser rico e ter recursos materiais, ele sentia a necessidade dos recursos espirituais. Isso nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt. 4:4).

         O esforço e perseverança de Zaqueu, em buscar um meio pelo qual pudesse visualizar livremente o Senhor Jesus, resultou no sucesso de seu desejo, pois, guiado pelo Espírito, o Senhor parou, olhou para cima, e convidou Zaqueu a descer, e recebê-lo em sua casa (Lc. 19:5-6). Esse foi, e será sempre, o resultado na vida daquele que persevera em vencer as barreiras e buscar a face de Jesus.

          O resultado foi óbvio. Zaqueu se converteu, e propôs colocar sua vida nos retos caminhos do Senhor (Veja Lc. 19:8-9-10).

          Que Deus te abençoe abundantemente