Mensagem

Rico

MSG 383 de 4/2/2014

           Visto que dizes: Rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta, e não sabes que tu és o coitado, miserável, e pobre, e cego e nu, eu te aconselho que de mim compres ouro refinado no fogo para te enriqueceres, vestes brancas para te cobrires e para que a vergonha da tua nudez não seja manifesta, …” (Ap. 3: 17-18).

       Esse texto é uma parte da carta que Jesus mandou à Igreja de Laodicéia. Ele faz uma séria advertência ao líder daquela igreja, estabelecendo um contexto relacionado com as características da cidade onde ela se encontrava, e dá uma autentica demonstração de perfeito conhecimento daquilo que está em nosso coração (Ap. 3: 15).  Um dos aspectos importantes dessa carta está no fato de Jesus mostrar a riqueza material como a grande atração que pode servir de impedimento à salvação do homem.

       Antes de sua ascensão Jesus havia ensinado sobre isso, mostrando através de uma parábola que a maioria das pessoas deixa de cuidar das coisas espirituais para dar atenção às coisas materiais (Lc. 14: 16 a 23). Nessa parábola o Senhor mostrou também o mau fruto que esse tipo de atitude produz no dia do nosso acerto de contas com Deus (Lc. 14: 24). Com certeza, essa é a razão que o levou a dar uma advertência rígida no líder da igreja de Laodicéia, apontando as providências que ele deveria tomar para que não viesse a sofrer um dano irreversível. O Senhor mostra que podemos estar vivendo nesse mundo comaparente abundância, mas ao mesmo tempo estarmos em profunda miséria, cegueira e nudez diante dos olhos de Deus.

       Entre as providencias sugeridas, Jesus inclui a necessidade de vestes brancas. Em sentido figurado essas vestes representam a ausência de contaminação pelo pecado, e elas serão a roupagem dos cristãos que passarem pela grande tribulação e forem aprovados pelo Cordeiro. Veja o que descreveu o apóstolo João:

       
      “… olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas … Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (Ap. 7: 9 e 14).

       Isso quer dizer que devemos lutar para viver na prática dos mandamentos do evangelho, mesmo quando aparentemente não precisamos de nada, pois nesse caso a riqueza material pode estar em nossas mãos, mas a espiritual ainda está por conquistar.  Esses dois textos aqui reproduzidos mostram que o líder da igreja de Laodicéia estava ricomaterialmente, e colocado na posição certa para ser rico também na vida espiritual; mas estava esquecendo a verdade e deixando seu coração se corromper.

       Outra sugestão foi para que comprasse de Jesus ouro refinado, ou seja, para  tomar o Senhor como modelo de coragem na luta pela conquista de uma  posição rica no mundo espiritual. O exemplo do líder da igreja de Laodicéia deixa clara a dificuldade que uma pessoa rica enfrenta para se manter nos retos caminhos de Deus. Jesus havia mostrado isso quando aquele jovem rico desistiu de segui-lo por causa de seus bens (Lc. 18: 22 a 25).

       Amigo se você é uma pessoa rica, louve e agradeça pela benevolência que Deus já te concedeu. Mas saiba que isso traz a necessidade de uma luta muito maior para a salvação de sua alma. Veja a Palavra do Senhor a esse respeito: “… àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” (Lc. 12: 48).

             Que o Senhor te abençoe e te guarde.