Mensagem

QUEM TE GUIA ?

MSG 647 = 04/06/2019

      Antes de Jesus apenas Profetas, Reis e Sacerdotes tinham o Espírito Santo (Dn. 4: 8). O mundo estava assim, porque ninguém ainda havia vencido o desafio estabelecido por Deus, para restaurar o domínio do reino espiritual da terra, roubado pela antiga serpente (Gn. 3: 15 e Ap. 5: 3-4). Mas depois de muitos séculos chegou o tempo em que Deus deveria evoluir Sua comunhão para com nós, dando mais um passo para retornar o homem aos privilégios originais que lhes foram concedido no princípio da criação (Ez. 28: 13-14). Esse foi o tempo em que Deus enviou Jesus para vencer o espírito da serpente, e restaurar o reino roubado. Aconteceu então o grande passo para a nossa evolução espiritual. Jesus veio, venceu o mundo, e provocou uma mudança permanente em nossa comunhão com Deus (Jo. 16: 33). Ele voltou para o Pai, mas não nos deixou sozinhos no mundo. Alguns dias após sua ascensão, o Espírito Santo foi enviado à terra, e aqui Ele está até nossos dias, para aqueles que creem em Jesus como dizem as Escrituras (Jo. 7: 37-38). Portanto, a maneira em que o Espírito de Deus manifestou Sua chegada à terra, é uma marca importante para nós. Veja no texto abaixo:

       “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos ... de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa .... E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia .... “(At. 2: 1 a 4). 

       Esse texto marca o cumprimento da promessa de Deus, sobre o derramamento do Espírito Santo (Joel 2: 28). Portanto, Ele é o único que nos guia na verdade. Por isso, quem quer ser salvo deve esforçar para ser batizado com o Espírito Santo, pois Ele representa a resposta de Deus àquele que demonstrou profissão de fé através do batismo nas águas. A promessa de Jesus estabelece que quem crer e for batizado será salvo. Mas esse batismo não é apenas o batismo nas águas. O texto sagrado estabelece três espécies de batismos. Veja o que disse João Batista: 

       “E eu, ... vos batizo com água, ... mas aquele que vem após mim ...  vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”  (Mt. 3: 11).

       Assim, o batismo nas águas é apenas o princípio da caminhada com Cristo. Mas a partir dele precisamos do fortalecimento do Espírito Santo, para vencer os obstáculos. A vitória sobre os obstáculos, que surgem a partir daí, representa o batismo com fogo (1 Co. 3: 12-13).

       Isso mostra que a caminhada para a salvação depende do conhecimento das Escrituras, para ser batizado com o Espírito Santo, e andar na verdade (Jo. 16: 13). Com certeza, Ele não responde àqueles que O buscam sem primeiro aprender os princípios do evangelho. Portanto, é o Espírito de Deus quem nos guia nos caminhos da verdade, mas o primeiro passo para alcançar a presença Dele em nossa vida, é a prática daquilo que Jesus nos ensinou (Mt. 7: 24 e 26).
 
      Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                                         Natanael de Souza