Mensagem

Proposta Enganosa

MSG 322 = 12/12/2012

          “… Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. ” (Lc. 4: 9-10-11).

       Quando se trata de avaliar até que ponto o diabo conhece as Escrituras Sagradas, em geral se ignora ou se procura não entrar no mérito da questão.  Entretanto, está escrito que ele é o inimigo contra o qual devemos lutar (Tg. 4: 7). Isso nos leva a uma pergunta: Como vamos lutar contra alguém sem conhecer seu potencial? Parece hipocrisia dizer que não temos necessidade de saber até que ponto o diabo pode surpreender com o conhecimento da Palavra de Deus. Por isso, é bom considerar que o espírito satânico existe desde o princípio da criação, e acompanha a evolução da história humana desde aquele tempo. Alocado nas regiões celestes e atuando como nosso acusador (Ap. 12: 10), ele rodeia toda terra procurando alcançar alguém que possa devorar (Jó 1: 7; e I Pe. 5: 8).

       Os versículos que acima reproduzimos relatam a proposta que ele fez a Jesus, tentando distorcer os sentidos de um trecho da Palavra de Deus (Sl. 91: 11-12). Essa proposta surpreende a expectativa de quem menospreza a capacidade do inimigo, pois ela demonstra que ele conhece a Palavra de Deus, o suficiente para enganar qualquer pessoa pouco dedicada ao profundo sentido que a Bíblia traz nas entrelinhas de seus relatos. Portanto, aquele que não quer ser envergonhado e vencido pelo diabo, deve lembrar-se das advertências de Jesus, e por em prática o que ele nos ensinou. Veja o texto:

       “… qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. ” (Lc. 14: 31-32).

       Pedir reconciliação e paz com o inimigo de nossas almas é exatamente o que não devemos fazer. Em nossos dias, a situação de quem evita buscar a verdade é semelhante à que Jesus descreveu nesse texto. O medo ou a falta de confiança em Deus impede que tais pessoas calculem a possibilidade que satanás tem de vencê-las, e elas acabam perdendo a batalha para ele, mesmo Jesus já tendo declarado que nos deu autoridade para vencer (Lc. 10: 19).
      
      A prática em massa desse tipo de atitude vai levar inúmeros cristãos  a muitas aflições no tempo da grande tribulação (Mt. 24: 21). Precisamos entender que Jesus venceu para nós. Mas para ser beneficiário da graça que ele conquistou, temos de crer em sua Palavra irrestritamente.  Para isso é necessário viver como discípulo, empenhando em praticar integralmente os mandamentos por ele ensinados. Todo aquele que não busca dessa forma, acaba entrando em acordo enganoso com o diabo, aceitando situações que agradam mais ao inimigo; e sem perceber estão caindo na armadilha. É necessário levar em conta que o conhecimento da Palavra do Senhor e a aplicação dela em nossa vida, é a arma melhor e mais poderosa para vencer o inimigo. Veja o texto:

      “… as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, ” (2 Co. 10: 4-5).

      Amigo (a) a proposta de satanás, aparentemente dentro das Escrituras, tentando enganar ao Senhor Jesus, demonstra a necessidade que cada pessoa tem de aprender com profundidade os detalhes que estão nas entrelinhas dos textos bíblicos. Não basta apenas frequentar a igreja como se a doutrina dela nos capacitasse para vencer todas as investidas do inimigo. O cristão que deseja ser vencedor deve se empenhar a tempo e fora de tempo para que o Espírito de Deus venha mostrar todos os detalhes que contém a Palavra do Senhor. Nunca devemos esquecer  que só encontramos realmente a Deus, quando O buscamos de todo o nosso coração (Jr. 29: 13).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.