Mensagem

Propósitos de Deus

MSG 104 = 23/12/2008

    “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm. 8: 28).

 Jesus declarou que ninguém pode chegar a ele, se Deus não o trouxer (Jo. 6: 44).  Portanto, se alguém muda a maneira de pensar e agir, por ter sido convencido de que a Palavra de Jesus está certa, é porque foi levado pelo poder de Deus, com o propósito conhecer a verdade.  No entanto, muitos não procuram valorizar a importância dessa chamada. No mundo espiritual essa chamada representa uma mudança importante, já que ela objetiva nos tirar do domínio das trevas espirituais para o reino da luz. Por isso, é algo que só pode ocorrer quando os olhos de Deus nos alcançam, e se agrada do que viu em nosso coração (Veja 2 Cr. 16: 9). 

     Mas não devemos esquecer de que com o premio da escolha vem uma contrapartida. No momento em que recebemos a chamada de Deus, passamos a ser responsáveis por  praticar  a Sua vontade, na medida em que vamos tomando conhecimento dela. As Escrituras passam a ser a bússola que deve orientar a direção de nosso comportamento. Foi por essa razão que Jesus nos advertiu da necessidade de negar a nós mesmos para seguir seus passos (Mt. 16: 24).

      O Senhor nos ensinou dessa forma, porque com a chamada vem a capacidade potencial para aprender e praticar tudo o que manda a vontade divina expressa nas Escrituras. Essa é a razão pela qual passamos a julgar as coisas de maneira diferente. O objetivo de Deus é a busca continua do aperfeiçoamento que nos capacita a  chegar literalmente diante Dele um dia (Ap. 22: 3-4).

      Portanto, se formos fiéis aos mandamentos, certamente os olhos do Senhor estarão sobre nós em todos os momentos, quer de dia quer de noite. Isso foi demonstrado na vida do povo de Israel quando caminhou pelo deserto. (Nu. 9: 19).  

     Hoje, estamos num estágio de aprendizagem espiritual muito mais adiantado, mas o caráter de Deus permanece.  Todos aqueles que foram chamados, e andam de acordo com os termos do evangelho, são guiados pelo Espírito Santo (Jo. 16: 13). Isso quer dizer que se mantivermos em fidelidade, temos o Espírito do próprio Deus com nós. Assim, podem acontecer muitas coisas que não compreendemos de imediato, mas que visam o nosso bem, já que passamos a viver debaixo da unção de Deus, e a ter a esperança ampliada para um destino infinitamente superior. A afirmação bíblica reproduzida no primeiro versículo acima transcrito está baseada nesse princípio, ou seja, que todas as coisas cooperam para o bem daquele que ama a Deus (Rm. 8: 28). 
 
     Portando, amigos, muitas coisas que acontecem com nós cristãos, vistas e consideradas como grandes sofrimentos, podem ter sido permitidas por Deus com  a finalidade de nos beneficiar mais adiante(Veja Tg. 1: 2-3-4). Se tivermos perseverança em confiar, certamente um dia, num plano espiritual muito mais elevado, vamos poder olhar para trás e compreender a causa de Deus haver permitido aqueles acontecimentos que aparentemente nos fizeram sofrer. Veja o texto abaixo:

     Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.”(Sl. 91: 8).

      Deus promete mostrar a recompensa, quando fazemos Dele o nosso esconderijo. É necessário nunca esquecermos de que o segredo para a vitória é usar a fé, mesmo diante dos dardos inflamados do maligno, crendo que a fidelidade de Deus jamais falhará (Sl. 119: 90).
 
      Que o Senhor te abençoe abundantemente .