Mensagem

Promessas de DEUS

MSG 129 = 20/05/2009

      Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel;... O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas;.” (Nu. 13: 27-28).   
 

      Deus havia prometido a posse de Canaã ao povo de Israel, e essa terra era o alvo daquela grande multidão que caminhava pelo deserto sob a liderança de Moisés. Ao atingir o deserto de Parã, o Senhor ordenou a Moisés que enviasse homens a espiar a terra(Nu. 13: 2). A missão deveria ser executada por doze homens escolhidos, sendo um de cada tribo.

      Na verdade, Deus poderia fazer aquele povo tomar posse da terra sem mandar espias. Mas essa tarefa serviria para demonstrar o nível de confiança que  eles tinham para com Deus, visto que no decorrer da caminhada o Senhor havia operado com  grande poder no meio deles, fazendo acontecer milagres maravilhosos. No entanto, a atitude de dez dos espias enviados foi uma grande decepção, ficando demonstrado que eles não confiavam em Deus.

      Como transcrito nos versículos acima, eles viram com seus próprios olhos o que havia de melhor na terra (Nu. 13: 23-24), mas ao invés de confiar em Deus para vencer as barreiras e tomar posse dela, preferiram desanimar o povo, colocando obstáculos para vencer o inimigo (Nu. 13: 31). O gesto daqueles representantes do povo indicava que eles ainda não confiavam no poder de Deus para fazê-los alcançar vitória sobre o inimigo, mesmo tendo a memória recente de  todos os grandes milagres que Deus havia realizado.

      Em nossos dias, mesmo vivendo numa época mais adiantada, muitas pessoas ainda pensam e agem da mesma forma. Deus continua mostrando Seu poder operando milagres e maravilhas impossíveis de serem realizados pelo homem, mas elas preferem não acreditar no que está diante de seus olhos. Esse tipo de incredulidade é devastador, e foi mostrado até mesmo por um dos discípulos de Jesus, que declarou só acreditar na ressurreição do Senhor se o visse com as marcas dos pregos que o cravaram na cruz.(Jo. 20: 24-25).

     É triste, mas é verdade. As pessoas com esse tipo de atitude jamais provarão das grandezas de Deus. Veja o texto:

     “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. ” (Hb. 11: 6).

     A glória de Deus só é accessível a quem crer. Portanto, da mesma forma que os dez espias incrédulos abortaram a promessa, e foram enterrados no deserto(Nu. 14: 22-23), também hoje aqueles que não crêem nada recebem, e suas almas não chegarão ao reino dos céus. Enquanto vivemos no corpo físico os efeitos da incredulidade não parecem  muito graves, pois, ao decair da presença de Deus, o homem perdeu a visão espiritual, mas continuou com domínio material(Gn. 1: 26). Mas o grande problema só é revelado depois da morte. Tardiamente se descobre que o espírito continua tendo consciência da vida e que nos tornaremos escravizados pelo diabo se não tivermos aprendido o caminho da fé. Jesus mostrou isso através de  parábola, abordando a vida de um homem incrédulo que  só descobriu a verdade depois de morto. Veja o texto:

      “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.  Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. “Lc. 16: 23-24)

     
      
     Amigo, medita nisso. Deus é real, e Suas promessas - inclusive a de salvação - alcançam somente aqueles que Nele crerem(Rm. 10: 11). Portanto, não permita que a incredulidade ou uma fé mal resolvida impeça sua vitória. Seja qual for sua situação, busque com intensidade as promessas de relatadas por Jesus, e certamente você haverá de vencer todos os tipos de inimigos, pois nenhum deles é maior que Deus.

      Que o Senhor te abençoe mais e mais.