Mensagem

Profecia Falsa

MSG 344 – 14/5/2013

              E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Ap. 12: 9).   
  

        A primeira impressão que vem quando se fala em falsa profecia, é a de pessoas que distorcem o sentido das Escrituras, algumas vezes, visando tirar proveitos pessoais. Esse conceito inicial nos leva a precaver contra essas pessoas, a partir do momento em que notamos nelas algo indicativo desse tipo de atitude. Entretanto, precisamos atentar para o fato de que existem muitas outras que também profetizam falsamente, mesmo tendo o propósito honesto de ministrar a Palavra de Deus. São aquelas que, ao invés de se guiar exclusivamente pelos textos bíblicos, confiam sem questionar, na interpretação meramente humana deixando de lado a unção de Deus, e se baseando na sabedoria do homem. Ao fazerem isso, quer seja por medo de perder a amizade ou de não querer gastar tempo na leitura bíblica, elas cometem o grave erro de trocar o que vem de Deus pelo que vem do ser humano (I Jo. 2: 27). Examinar as Escrituras é o mandado de Jesus (Jo. 5: 39). Portanto, quando ligamos exclusivamente na intermediação humana estamos em desobediência ao Senhor, e a tendência é desviar da verdade.  Vivemos num tempo em que o inimigo procura avidamente qualquer tipo de brecha, e aproveita de cada falha nossa. Sua perseverança tem conseguido enganar milhões de pessoas ao longo dos tempos.  Por isso, queremos enfatizar aqui um dos maiores enganos que o diabo tem colocado no coração de muitas pessoas nestes últimos séculos. É a crença mentirosa de que ele foi um anjo no reino dos céus. Milhões de pessoas creem nessa mentira, chegando ao cúmulo de forjar mentalmente um diálogo imaginário entre Deus e o diabo na forma de um anjo rebelde. Muitas fazem isso sem nenhum respaldo bíblico, e outras tentam de maneira infantil desviar os sentidos da Palavra de Deus para justificar suas afirmações.

        Os versículos transcritos acima é parte do texto bíblico que descreve a grande batalha espiritual profetizada para acontecer no tempo a que Jesus chamou de grande tribulação. Nesse tempo o diabo vai desfechar a mais intensa perseguição à Igreja de Jesus, e o arcanjo Miguel vai derrubá-lo de lá das regiões celestes para a superfície da terra (Ap. 12: 7-8 + Ef. 6: 12). Essa visão foi dada ao apóstolo João pelo Senhor Jesus, e ela declara que satanás é a antiga serpente. Parece óbvio que a partir dessa revelação não há como colocar outro entendimento, mesmo porque existe uma séria recomendação advertindo de que nada se deve acrescentar ou tirar do livro do Apocalipse (Ap. 22: 18-19).

        Mas lamentavelmente, muitas lideranças parecem não se preocupar com a verdade, e afirmam aos quatro ventos que o diabo foi um inteligente anjo nos céus servindo a Deus, se rebelou e foi jogado por terra. Essa é a profecia mais falsa que roda atualmente nos púlpitos das igrejas. Aqueles que pregam isso não verificam a Bíblia para transmitir a verdade, pois se examinarem os acontecimentos relatados a partir do princípio da criação (Gn. 3: 15), facilmente verão que o diabo jamais foi um anjo diante de Deus.  Portanto, mesmo que eles o façam com propósito honesto, estão profetizando falsamente, e cada um conta a história a seu próprio modo.

       Essa história tem enganado muitos homens experientes na exposição da Palavra do Senhor. Ela é o tipo da falsa profecia que tem profundas e venenosas raízes no coração dos cristãos. Um exame mais atento aos registros bíblicos leva à conclusão de que antes da vinda de Jesus não se sabia bem a origem do inimigo. Daí a razão de se supor que ele teria sido anjo diante de Deus. Mas depois da vitória de Jesus o reino espiritual desse mundo entrou em processo de restauração, e a verdadeira origem do espírito satânico foi revelada com clareza. Por isso, certamente são rebeldes aqueles que se negam a considerar as revelações dadas por Jesus em Ap. 12: 9 e 20: 1-2.

        A parte mais intrigante dessa profecia falsa é o fato de seus adeptos distorcerem o verdadeiro objetivo do Capítulo 28 do livro de Ezequiel, onde Deus complementa a revelação das condições oferecidas ao homem no princípio da criação, mostrando a importante posição que foi dada ao ser humano antes do pecado (Ez. 28: 14). Infelizmente, os pregadores que forjam a história do diabo anjo, usando esse importante texto de Ezequiel, acabam enaltecendo a satanás, atribuindo a ele a honra que Deus deu ao homem antes do advento do pecado.

        Amigo, os Evangelhos devem ser tidos por nós como manual que define as regras de fé e prática. Muitos detalhes do reino de Deus que hoje temos conhecimento custaram o sacrifício de sangue do Senhor Jesus. Portanto, pecamos contra ele quando deixamos de lado a sua Palavra para acreditar em fábulas infantis, mesmo que elas sejam ensinadas por homens influentes desse mundo.

        Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.