Mensagem

Prioridade a Deus

MSG 280 = 22/2/2012

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc. 14: 28). 

      É comum termos um conceito distorcido a respeito de nosso relacionamento com Deus. Em geral só pensamos nas misericórdias do Senhor, e não consideramos que Ele age com justiça, e observa rigorosamente as atitudes que assumimos. Isso quer dizer que não bastam apenas nossas palavras. É necessário praticar atitudes concretas, pois Ele sabe o que está em nosso coração (I Sm. 16: 7). Por isso, quando deixamos de fazer algo que podíamos ter feito, Ele considera como pecado de omissão. Essa é uma das falhas que impede nossas orações de serem respondidas. Jesus declarou que aquele que pede recebe, aquele que busca acha, e àquele que bate a porta se abre (Mt. 7: 7-8). Mas é necessário levar em conta que as promessas de Deus estão condicionadas à obediência de Seus mandamentos (Dt. 28: 1-2). Portanto, só somos respondidos quando sacrificamos a nossa vontade para fazer a vontade do Senhor, dando prioridade em buscar o seu reino e sua justiça em primeiro lugar (Mt. 6: 33).

       O versículo reproduzido no início desta mensagem relata a advertência de Jesus sobre a condição de prioridade que deve assumir aquele que quer aprender com ele o caminho que conduz à salvação. Através desse texto o Senhor demonstra o quanto é importante aprender com ele. Em outra oportunidade ele já havia advertido a esse respeito (Veja Mt. 11: 29).  Também em outros textos ele mostrou, através de parábolas, que muitas pessoas convidadas a participar do reino de Deus iriam dar prioridade aos bens materiais. Veja o texto:

      À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; ... Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las;... E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir.” (Lc. 14: 17 a 20).

       Comportamento semelhante aos descritos nessa parábola tem acontecido com muitas pessoas em nossos dias. Elas são chamadas a participar do reino de Deus através do evangelho de Jesus, mas menosprezam o convite do Senhor, dando prioridade aos bens materiais. Jesus advertiu que aquele que assim procede não alcançará a salvação (Lc. 14: 24).

       A palavra ceia colocada nessa parábola faz referencia às bodas do Cordeiro, ou seja, ao encontro de Cristo com sua igreja, onde só entrarão as pessoas que tiverem apresentado atos de justiça para com Deus (Ap. 19: 7-8). Assim, quando damos prioridade a nossos bens materiais, e deixamos para depois as coisas de Deus, estamos desconsiderando a importância de Sua oferta e deixando de praticar a justiça divina. Essa omissão vai impedir que venhamos a reinar com Cristo (Ap. 20: 6).

       Amigo, tomar atitudes em relação aos homens, por mais importantes que eles sejam não é difícil. Em princípio todos nós estamos em situação semelhante. Mas quando tratamos com Deus a coisa é muito mais séria. Tanto nossa vida material como espiritual está nas mãos Dele. Veja o que Jesus nos recomenda. Eis o texto:

      “... não temais aos que matam o corpo, e depois disto nada mais podem fazer. ... Temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar-vos na geena. Sim, digo-vos: Temei a este. ” (Lc. 12: 4-5).   

       Portanto, busque priorizar as coisas de Deus. Quando tiver dúvidas do caminho a seguir, consulte-O em oração, e certamente Ele te responderá (Veja I Cr. 14: 10).
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.