Mensagem

PREGAR A PALAVRA

MSG 914 = 07/03/2023

       Muitos acham que pregar a Palavra de Deus, é algo simples como ler um livro de histórias e comentar seu conteúdo. Mas os fatos mostram que não é bem assim, mesmo porque, ensinar o evangelho, é algo que mexe com o mundo espiritual, onde demônios estão atentos para não perder as almas sob seus domínios (I Pd. 5: 8). Isso foi mostrado no momento em que os primeiros discípulos de Jesus saíram a semear a Palavra de Deus. Eles sentiram que, como portadores da santa Palavra, havia algo superior que incomodava os espíritos malignos, demonstrando uma força diferente e poderosa que começava a ser lançada no mundo (Lc. 19: 17). Era o poder do reino de Deus que começava a se estabelecer na terra, para tomar o domínio do mundo espiritual terreno das mãos de satanás. Jesus viu o sinal da reação do diabo quando os discipulos começaram a lançar o evangelho. Veja o que ele disse. Eis o texto:

       “... Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lc. 10: 18-19).

     Esse texto não quer dizer que o diabo caiu dos céus, como algumas pessoas ensinam. Ele simplesmente compara a reação do diabo a um raio nos céus. É claro que nosso inimigo vai cair de lá; mas num evento muito maior, que ainda não aconteceu (Ap. 12: 7-8-9). Mas a segunda frase desse texto mostra claramente que os verdadeiros discípulos do Senhor recebem poder para dominar espiritualmente sobre o inimigo.  A Bíblia mostra que nos primeiros dias de evangelização eles receberam poder diretamente de Jesus; mas depois da ascensão do Senhor o poder vem do Espírito Santo. Veja o que Jesus os recomendou antes de subir para os céus. Eis o texto:

       “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc. 24: 49).
  
       Isso deixa claro que a semeadura do evangelho não é algo como outro qualquer que fazemos perante o mundo. Pregar e ensinar o evangelho é um trabalho para quem tem um chamado do Senhor, pois mexe com o diabo, e ele pode reagir contra os que ameaçam tomar as almas de seus domínios (At. 19: 14-15-16). Enganosamente, muitas pessoas acham que podem comercializar a Palavra de Deus. Mas isso tem uma consequência muito perigosa, pois Deus compensa a cada um segundo o fruto de suas ações (Jr. 17: 10). Portanto, quem ensina de qualquer maneira sem se preocupar com o destino espiritual daqueles que os ouvem, está cavando sua própria ruina, que começa no momento em que morrem. É nessa fase de nossa existência que Deus começa a cobrar daqueles que souberam e não cumpriram a Palavra de Jesus (Jo. 12: 48 e Dt. 18: 18-19). Com certeza, enquanto a pessoa está envolvida nos deleites do mundo, ela não procura meditar na vida após a morte. Mas no momento em que finda seu tempo aqui, a coisa passa a ser muito diferente, ou seja, se não tivermos a riqueza espiritual, passamos a ser pobre, cego, nu e miserável (Ap. 3: 17). Isso mostra que é de grande importância ser rico para com Deus, obedecendo o que está revelado na Sua Palavra, pois o Senhor é misericordioso, mas antes de tudo é justiça e poder. Por isso, amigo, busque a Deus com temor, pois se assim o fizer, a autoridade vem sobre você, também no mundo espiritual, permitindo o descanso de sua alma no repouso que o Senhor tem preparado para aqueles que passam pela terra como fiéis observadores de Sua santa vontade.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza