Mensagem

Posse da benção

MSG 095 = 21/10/2008

Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.” (Js. 6: 2).

      Um dos obstáculos que mais impede de recebermos as promessas de Deus, é o fato de não levarmos em consideração amaneira correta de tratarmos com Ele. Todos aqueles que se dirigem a Deus devem levar em conta a importância de tratá-Lo de forma especial, diferente da que usamos com as pessoas. Deus é especial, e exige que nós O consideremos como Ele é, procurando observar cada detalhe contido em Sua Palavra. As Escrituras relatam várias advertências a esse respeito, mas em geral esquecemos de observá-las. Buscar o poder de Deus não é algo que se deva fazer mecanicamente. Deve ser feito com atenção, e considerando os mínimos detalhes contidos em Suas promessas. 

      Observem no versículo que transcrevemos.  Deus diz que havia entregado a cidade de Jericó e seus valentes nas mãos de Josué. Mas no momento em que isso foi dito, a cidade estava intacta com todas suas fortes muralhas, e lá dentro estavam seus valentes. Pelo nosso entendimento natural, a cidade não era de Josué, já que nada ainda havia acontecido. Mas a Bíblia mostra que, uma vez Josué tendo operado como Deus mandou, os obstáculos caíram e ele tomou posse da cidade.

      O detalhe que queremos destacar é que, quando somos dirigidos por Deus, tudo o que vai acontecer é decidido em primeiro lugar no plano espiritual, para depois se concretizar diante de nossas vistas. É necessário crermos que quando Deus decide algo ninguém pode impedir que aconteça (Veja Jó 42: 2). Veja que Deus havia determinado previamente a vitória de Josué, e uma vez obedecidos os mandamentos, ela se concretizou. 
     Nos dias atuais, Deus já determinou a vitória de todos os verdadeiros cristãos, através das promessas de Jesus. Quando a Palavra diz que somos mais do que vencedores(Rm. 8: 37), é porque no reino dos céus já foi decidido que somos. Mas é necessário cumprir os mandamentos determinados, para que a promessa se manifeste em nossa vida. Isso foi o que Deus mostrou através da vitória de Josué. A cidade só foi entregue com a queda das muralhas, após o exército de Israel rodeá-la por sete dias. Essa foi a condição determinante para materializar a promessa. Isso mostra que Deus coloca a benção à nossa disposição, mas ela só nos alcança quando obedecemos á Sua Palavra em todos os detalhes(Dt. 28: 1-2). Nos dias atuais, os cristãos têm possibilidades de vitórias ilimitadas através das promessas de Jesus. Veja o texto:

     Se vós estiverdes em mim, e as minhaspalavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. ” (Jo. 15: 7).

      Essa declaração é semelhante a um cheque assinado em branco, onde o valor é determinado por nós. Portanto, somos nós quem determina o conteúdo do que desejamos receber, mas a concessão está condicionada a dois importantes detalhes: O primeiro é estar em Cristo; e o segundo viver sob a Palavra dele. 

      Num sentido figurativo, e na maioria das vezes, a cidade de Jericó que enfrentamos hoje é semelhante à do tempo de Josué. Só que a nossa está em forma espiritual, e por isso invisível aos nossos olhos (Veja Ef. 6: 12). São altas muralhas de problemas guardadas por gigantes espirituais que temos de vencer, já que suas influências provocam verdadeira devastação em nossa vida, muitas vezes atuando de geração em geração, já tendo enganado o avô, o pai e tentando nos enganar também. 

      Portanto, amigo, aquele que quiser vencer e tomar posse das bênçãos, como fez Josué no tempo antigo, o caminho garantido e seguro é viver em obediência às Escrituras e assumir, pela fé, uma firme posição diante do mal (Tg. 4: 7). Se não tomarmos essa decisão, correremos o risco de passar pela terra duramente oprimidos, e não chegar a Deus(Veja Is. 8:20-21-22).

      Que o Senhor te dê forças para vencê-las.