Mensagem

Poder pelo Espírito

MSG 385 DE 18/2/2014

         mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At. 1: 8). 

        Muitas pessoas tentam viver na prática dos ensinos de Jesus através de suas próprias decisões, deixando de lado o poder que vem do Espírito Santo. O resultado é uma fé fraca e incapaz de resistir aos obstáculos mais simples.  Essas pessoas deixam de considerar que, apesar do chamado para o caminho da salvação, precisamos buscar o poder de Deus continuamente, (2 Cr. 15: 2).   Isso pode ser observado no relacionamento entre Jesus e os discípulos. Jesus já havia soprado sobre eles o Espírito Santo (Jo. 20: 22). Mas ainda assim, pouco antes de ascender aos céus, ordenou-lhes que ficasse em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc. 24: 49).

      
       O texto que reproduzimos acima deixa claro que só podemos nos tornar um testemunho do Senhor quando recebemos o poder de Deus através do Espírito Santo. O exemplo bíblico é relatado nos acontecimentos ocorridos no dia de Pentecostes (At. 2: 1 a 5), onde Deus fez notório o cumprimento da promessa que havia sido revelada através doprofeta Joel a mais ou menos 810 anos a.C.. (At. 2: 14 a 18).

       Portanto, as Escrituras Sagradas deixam evidente que um cristão só pode ser fiel e vencedor quando é revestido do poder do alto, vindo através do Espírito de Deus. Veja o que Jesus disse aos discípulos. Eis o texto:

      
       “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (Jo. 16: 12-13).

       É bom lembrar que nos tornamos cegos do espirito desde o primeiro pecado que o homem cometeu (Gn. 3: 22-23). Essa é a razão pela qual só Jesus, o Filho de Deus, pode vencer o mundo e revelar os planos do Pai para nós (Ap. 5: 4-5-6). Isso significa que se não tivermos a guia do Espírito Santo, o inimigo de nossas almas facilmente nos engana, e acabamos tomando a direção errada, até mesmo no que diz respeito à revelação da santa Palavra. Por isso, é de grande importância que busquemos o poder do Espírito de Deus da maneira que o Senhor nos recomendou. Veja o texto:

      “Invocar-me-eis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr. 29: 12-13).

       Parece então que a busca de poder do Espirito deve ser feita através de muita oração (I Ts. 5: 17), e empenho para que Ele venha nos revestir do poder do alto. Nunca devemos esquecer que Deus é justo e perfeito. Ele sabe de tudo o que está em nosso sentimento, e responde com abundante graça quando somos íntegros e retos para com os Seus juízos (Jó 1: 8). Por essa razão, ao suplicarmos algo de Suas mãos devemos estar atentos aos sinais de resposta, que podem diferir daquilo que pedimos (I Re. 18: 42 a 45). É necessário levar em conta que nós erramos com facilidade; mas Deus não erra.

       Amigo, o cristão que não quiser tomar o caminho errado deve buscar o poder do Espírito de Santo, pois sem Ele não alcançaremos o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp. 3: 14). Essa, com certeza, é a razão pela qual o apóstolo Paulo recomendou para não apagarmos o Espírito (I Ts. 5: 19). Portanto, não ande pelo conselho dos ímpios, nem te detenhas no caminho dos pecadores. Lembre que os olhos de Deus passam por toda a terra e se fazem fortes com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele (II Cr. 16: 9).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.