Mensagem

Poder da Palavra

MSG 245 de 22/6/2011

      Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. ” (Mc. 11: 14).  

   
       Estamos acostumados a conviver com os limites do mundo físico, e estranhamos ver alguém dar ordens a algo ligado à natureza, e ser obedecido no que determinou. Para o nosso entendimento normal, não há respostas a esse tipo de ação.  Entretanto, as Escrituras relatam que todas as coisas vieram à existência pelo poder da Palavra de Deus, quando nada ainda existia (Rm. 4: 17). Isso indica que o nosso melhor caminho é viver pela fé, admitindo que há um Deus, cujo poder é muito superior aos limites das coisas que conhecemos. Assumir essa postura é fator essencial para quem precisa se libertar da idéia de auto-suficiência e receber de Deus alguma coisa (Hc. 2: 4). O mundo caminha para tempos de grandes mudanças, e a tendência é aumentar cada dia mais a manifestação do poder espiritual, fazendo acontecer fatos inadmissíveis à compreensão humana. Por isso, todas as pessoas prudentes têm necessidade de desenvolver a visão da fé, pois através dela descobrimos muitas maravilhas, e passamos a entender que quando o poder de Deus está presente, o impossível se torna possível. Por várias vezes, Jesus deu exemplos desse tipo, a fim demonstrar na prática que o homem pode ultrapassar o limite da natureza, se crer no Deus que o criou e obedecer à Sua vontade.

      
       O versículo que acima reproduzimos diz respeito à ordem de Jesus a uma figueira.  Os discípulos que o acompanhavam  ouviram suas Palavras, e com toda a certeza não entenderam nada. Como a maioria do mundo ainda hoje, eles estavam acostumados a lidar com as coisas naturais. Entretanto, se surpreenderam quando, voltaram no outro dia, e viram que a natureza obedeceu a ordem do Senhor, e a planta secou totalmente desde a raiz até às últimas folhas. Veja o texto:

      E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. ” (Mc. 11: 20-21).  

      Essa foi uma demonstração de que quando cremos no poder de Deus e vivemos pela fé, podemos ir muito além do que pensamos.

       Portanto, se queremos aprender a viver pela fé e usar dos privilégios que Deus nos concedeu, devemos tomar as atitudes de Jesus como nosso modelo. Observe que ele ordenou àquela árvore, e seguiu em frente sem questionar se iria ou não acontecer o que foi determinado. Mas suas Palavras não cairam no vazio. Isso foi uma demonstração da força que pode ter as palavras que emitimos, pois está escrito que Deus as confirma quando nós O servimos. Veja o texto:

      Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que ...  confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros;” (Is. 44: 24-26).

       Amigo, a palavra que sai de nossa boca pode ser uma ferramenta poderosa para construir ou destruir, dependendo do objetivo para o qual a enviamos. Porém, no dia de nossa prestação de contas ela vai ser considerada para nos justificar ou condenar (Mt. 12: 36-37). Por isso, sabedor do poder que ela tem, Jesus nos advertiu da maneira pela qual devemos proceder. Veja o texto:

      Mas seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não; pois tudo o que passa disto, vem do maligno. ” (Mt. 5: 37).

       Portanto, Deus ouve o que dizemos, e precisamos ter o cuidado de evitar as palavras vãs, sugeridas pelo diabo, principalmente nos momentos em que ele arma situações para nos fazer errar.


       Que o Senhor te abençoe e te guarde.