Mensagem

Planos de Deus

MSG 427 DE 11/11/2014

   “... Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade, ” (At.13: 22).


       Quando fazemos planos para nossa vida, evidentemente desejamos o melhor resultado (Tg. 4: 13). Porém, quase sempre não os colocamos diante de Deus pedindo aprovação do Senhor antes de partir para a execução. Isso acontece porque temos a tendência de nos julgar autossuficientes. Essa é a razão pela qual muito de nossos planos não sai certo e ficamos frustrados achando que Deus não ajudou. Na verdade, nós é que falhamos e desagradamos ao Senhor deixando de considerá-Lo como parte integrante de nossa decisão (Tg. 4: 15). Examinando as Escrituras vemos grandes resultados na vida daqueles que concebiam seus planos, mas não entrava em ação antes da aprovação de Deus (I Cr. 14: 10 e 14).

       Os versículos que transcrevemos acima relatam sobre Davi, e mostram o grande resultado de suas atitudes nesse sentido. Sua opção de obedecer ao Senhor em todas as coisas que fazia, resultou numa trajetória de inúmeros sucessos, pois ele foi considerado um homem segundo o coração de Deus, ou seja, aquele que faz coisas agradáveis ao Senhor.  Deus o incluiu em Seus planos, tirando-o do anonimato - até mesmo dentro de sua família – e o transformando no rei mais importante que já passou pela nação de Israel. Com certeza, Davi tinha fortes razões para recomendar obediência ao Senhor, conforme fez várias vezes. Veja nesse texto:

       “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.” (Sl. 37: 3 a 6).

       Desde o princípio do mundo os planos de Deus para nós são os melhores que pode imaginar (Jr. 29: 11). Fomos criados à Sua imagem e semelhança, quando nenhum outro ser vivente teve esse privilégio. Portanto, se fracassamos é porque damos lugar ao inimigo, não vivendo na prática da vontade do Senhor conforme estabelece a Sagrada Escritura. Ao fazer isso, estamos abrindo mão dos planos de Deus e nos tornando presa fácil do inimigo que rouba, mata e destrói (Jo. 10: 10).

       O homem é inclinado a trocar os planos de Deus por coisas fúteis e imediatas. O curioso é que isso vem de longe, ea maioria das pessoas ainda insiste em lutar contra a verdade, por mais que Jesus nos tenha ensinado. Isso prova que após dois mil anos de evangelho, independente da evolução humana, a herança de Esaú continua na mente de muitas pessoas (Gn. 25: 32-33-34). 

       O pior, é que no oculto de nossa percepção o inimigo sabe disso, e tem seus planos funestos para enganar àqueles que preferem dar a vida pelos tesouros da terra. Veja as advertências de Jesus. Eis o texto:

      “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam;” (Mt. 6: 19-20).

       É bom atentar para o fato de que o plano de Deus está à nossa disposição, e depende de cada pessoa se esforçar para alcançá-lo, colocando a vontade de Deus como centro de todas as coisas em sua vida. O exemplo foi dado por Davi a centenas de anos, mostrando que aquele crê vê a glória de Deus (Jo. 11: 40).

       As Escrituras revelam os planos do Senhor para com todos os seres humanos, até o fim dos tempos em que tudo passará menos a Palavra de Deus (Mt. 24: 35). Mas o destino de cada um de nós depende de nosso esforço no sentido de nos tornar alguém segundo o coração de Deus, conforme foi Davi. Portanto, a melhor forma de fazer parte dos planos do Senhor é buscá-Lo enquanto se pode achar (Is. 55: 6).

       Que o Deus a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.