Mensagem

Planos de Deus (2)

MSG 054 = 09/01/2008

       “Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. ” (Jo. 9:1 a 3).

       Por mais que possamos conhecer os efeitos decorrentes de uma causa, nunca temos a visão perfeita do futuro. Essa imperfeição humana provém de nossa natureza carnal, que permite ver apenas o que está diante dos olhos de nosso corpo físico. Na verdade, o mundo espiritual que está oculto para nós, é tão real quanto o mundo material que conhecemos. Mas nós perdemos a visão dele desde que o homem cometeu o primeiro pecado.

       A falta dessa visão é a causa principal de nossos sofrimentos. Na maioria das vezes a origem de uma enfermidade, ou de outro mal que nos causa danos, está no mundo espiritual. Mas por não conhecer a verdade, nós os combatemos a partir do mundo material, não conseguindo, assim, cortar o mal pela raiz. A razão de não termos visão do mundo espiritual, está na falta de fé, e nos pecados que cometemos. A glória de Deus está no mundo espiritual, e ela só pode ser vista por quem crer (Veja Jo. 11: 40).

       O versículo que acima transcrevemos, demonstra a imperfeição do povo de Israel, em avaliar o poder de Deus no tempo de Jesus. Eles não entendiam que a cegueira daquele homem que ali encontraram, era um plano de Deus, traçado desde o ventre de sua mãe, para que mais tarde Jesus viesse demonstrar a glória do Senhor através dele. Certamente não deram ouvidos às palavras inspiradas por Deus a Davi, onde se ensina que somos alvo do Criador desde o ventre de nossa mãe (Veja Sl. 139:16). Por isso, não entendiam que Deus tinha planos para o futuro daquele homem, e que estava marcado o dia, a hora e o local em que Jesus deveria encontrá-lo e curar.

       Coube, então, a Jesus revelar que ele fora destinado a ser um instrumento para manifestação da glória de Deus. A forma usada para isso foi a cegueira, até o dia em que ele encontrou o Senhor Jesus. O motivo pelo qual essa forma foi determinada, só Deus sabe. Mas, com certeza, foi para abençoá-lo.

       As Escrituras mostram muitas coisas que ainda não aconteceram, mas estão determinadas por Deus com dia e hora marcados para acontecer. Veja o que disse Jesus sobre o tempo em que se iniciará a grande tribulação:

       “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt. 24: 36).

       É o que chamamos de privacidade de Deus. São eventos determinados antecipadamente, que nem ao Seu Filho é revelado. Por idêntico princípio o poder de Deus aconteceu na vida daquele cego. No momento marcado ele encontrou com Jesus e ocorreu o milagre.

       Nosso objetivo nesse texto é mostrar que casos semelhantes podem acontecer com nós. Muitas vezes estamos sofrendo, e mesmo clamando a Deus o sofrimento continua. Em princípio não concordamos com o sofrimento; mas é necessário crer que Deus tem um plano na vida daqueles que foram chamados, e tudo coopera para o bem deles (Veja Rm. 8: 28).

       Por isso, a atitude mais acertada diante de qualquer situação adversa da vida, é a perseverança na fé, ou seja, não devemos abrir mão de nossa fidelidade a Deus, em nenhuma circunstância. Veja o que disse o profeta Habacuque:

       “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hb. 3: 17 – 18).

          Que as bênçãos do Senhor sejam sobre você.