Mensagem

Persevere na fé

MSG 050 = 12²12/2007

       “Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem.” (I Re. 18: 42-43-44).

       Acabe reinou por volta do ano 910 a.C. e foi um dos reis mais abomináveis que passou por Israel. Por causa de suas abominações, Elias profetizou que, segundo a sua palavra, nem orvalho nem chuva haveria de cair naquela terra, (I Re. 17:1). E realmente a seca abateu sobre aquele reino durante três anos e meio. Naquela época em que a agricultura era a base principal de sobrevivência, é de se imaginar o desespero que se abateu sobre aquele povo. Por esse motivo o rei Acabe e sua mulher Jezabel perseguia a Elias para matá-lo. Elias fugiu para vários lugares, e muitos milagres foram operados através dele durante sua fuga. Mas ao fim do tempo determinado Deus mandou que ele retornasse e se apresentasse ao rei Acabe, pois Deus iria trazer chuva sobre aquela terra. Elias obedeceu ao mandado de Deus, e anunciou ao rei que poderia comemorar, pois haveria abundante chuva (I Re. 18: 41).

        Transcrevemos os versículos acima, para destacar o exemplo da fé de Elias. Ele tinha a promessa de Deus de que iria chover (I Re. 18:1), mas não esperou apenas que a chuva acontecesse. Fez sua parte de sacrifício, subindo ao cume do monte, e colocando-se em súplicas a Deus para que a promessa fosse cumprida.

        Se compararmos o tempo de Elias com nossa situação de hoje, é possível observar que temos inúmeras promessas de bênçãos compradas para nós pelo sacrifício do Jesus. Essas promessas, que envolvem vida abundante, saúde, bem-estar físico e espiritual, já foram determinadas e estão à nossa disposição nos ares da terra (Ap. 6:1 e Is. 53:5). Mas para alcançá-las é necessário que procedamos como Elias, obedecendo à Palavra de Deus, e nos colocando em orações e súplicas. As bênçãos prometidas por Deus não vêm automaticamente. Nós temos de reivindicá-las. È o que Elias fez no alto do monte Carmelo. Ele tinha a promessa, mas mesmo assim buscou a realização dela.

        Destacamos ainda outro ponto importante no comportamento de Elias naquela oração. Sem duvidar, ele creu totalmente que a Palavra de Deus seria cumprida, mesmo sem que o tempo apresentasse sinal de chuva. E foi respondido. Observe o que disse o apóstolo Tiago, quase mil anos após a existência de Elias:

        “... Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.” (Tg. 5: 16-17-18).

        Como apóstolo cristão, Tiago afirma que nossas súplicas são tão valiosas quanto às de Elias, quando cumprimos os mandamentos contidos no Evangelho. Portanto, meu amigo ou amiga seja qual for sua necessidade, lembre-se de uma coisa: Basta perseverar na fé, mesmo que no momento não se veja nenhum sinal da benção. Pela sua perseverança ela virá como veio a chuva em resposta à oração de Elias. Se observarmos nas Escrituras, vamos ver que em todos os tempos Deus fez acontecer o que chamamos de milagres, curando, libertando e fazendo vir Suas promessas sobre aqueles que O obedecem.

          Que o Senhor a Quem servimos possa estar te abençoando mais e mais.