Mensagem

Perseverança (2)

MSG 025 = 20-06-2007

          Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o”.(Mc. 5:22 a 24).

          Jairo não era apenas mais um dos muitos pobres ou incultos que procuravam a Jesus. Como diz o texto, era um dos principais da sinagoga. Era alguém que tinha posição de destaque na comunidade judaica, mas que reconheceu o poder de Jesus para curar sua filha. Uma das posturas mais importantes para que possamos receber as bênçãos de Deus, é crer que ele pode realizar o que pedimos.Isso mostra que existe uma fé em nosso coração (Veja Hb. 11:6). Jairo não só demonstrou esse tipo de atitude, como também perseverou nela. Observe o texto:

          
      “....chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.”(Mc. 5:35-36).

          Para a visão humana, o motivo da ida do Senhor à casa de Jairo cessava ali. Mas, movido pelo poder de Deus, Jesus não aceitou interromper a jornada, e o resultado final foi a ressurreição da menina diante da multidão que se achava reunida para o velório. Diz as Escrituras que as pessoas que lá estavam escarneceram de Jesus, quando ele disse que a menina não estava morta, mas dormindo (Veja Mc. 5:39-40).

          Muitos fatos semelhantes a esses ocorrem com nós hoje, quando praticamos a fé diante de pessoas incrédulas. Mesmo diante de todos os testemunhos bíblicos, o inimigo de nossas almas usa pessoas incrédulas para nos desencorajar. Por isso, se a nossa fé não estiver acompanhada de determinação e perseverança, corremos o risco de ter a bênção interrompida.

          Notem que mesmo podendo ter havido dúvidas coração de Jairo, por ter recebido a notícia da morte, Jesus o encorajou a seguir até o final da jornada proposta, ou seja, continuar até sua casa. O Senhor demonstrou ali que nunca devemos permitir que nossos planos parem no meio do caminho. Inspirado por Deus, Davi também nos ensinou a esse respeito. Veja o texto:

          “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores,...” (Sl. 1:1).

          Quando submetemos previamente nossos planos a Deus (Veja Tg. 4:13-14-15), nossa fé deve ultrapassar os limites da visão humana. Agindo assim, podemos crer que Deus está no controle, e pode nos levar a superar limites. Por isso, jamais devemos desistir, quando contamos com as possibilidades infinitas de Deus a nosso favor. A consciência de havermos tomado uma decisão com respaldo na obediência a Deus, gera a firmeza em nosso coração, proporcionando certeza de vitória. Veja o texto:

          ”Tu orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.”(Jó 22:27-28).

          A fé, acompanhada de perseverança é uma poderosa arma nas batalhas da vida(Veja Lc. 21:17 a 19). Portanto, quando nossa força humana chegar ao limite, é necessário lembrarmos da Palavra chave que Jesus disse para Jairo:NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

              Que o Senhor te abençoe e te guarde.