Mensagem

Permaneça em Jesus

MSG 314 = 17/10/2012

  “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. ” (Jo. 15:4).

       Na medida em que o tempo evolui, o mundo vai enchendo de meios e recursos que facilitam a vida, oferecendo conforto e sensação de bem-estar. Isso, na verdade, é prenúncio de melhores dias para todos os seres humanos. Mas aqueles que já foram chamados à salvação de sua alma, devem vigiar para não se deixar absolver pelos deleites materiais, a fim de que não venham a colocar os caminhos de Deus em segunda prioridade. Com toda a certeza, a dois mil anos atrás o mundo não dispunha das facilidades que temos hoje. Mas antevendo que os povos viriam a evoluir em todos os sentidos, Jesus nos advertiu para não permitir que nosso coração venha a sobrecarregar com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações, pois isso pode se transformar num laço enganoso (Lc. 21: 34). Portanto, custe o que custar, o espaço de tempo que dedicamos à nossa comunhão com Deus, através do aprendizado de Sua Palavra, deve ser considerado como algo intocável.

        O texto que transcrevemos acima relata as palavras de Jesus, advertindo sobre a importância de nossa permanência nos ensinos do evangelho. Comparando-nos aos ramos de uma videira, ele mostra que ninguém pode dar frutos se nele não permanecer. Cremos que os frutos aqui referidos podem ser interpretados como o resultado prático de nossa fé no poder de Deus. É oportuno lembrar que em todo tempo o Senhor nos observa através de nossos sentimentos e atitudes, ou seja, do conteúdo de nosso coração, e se agrada quando somos fiéis e perseverantes. Veja esse texto:

      Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. ” (Jo. 15: 7).

       Jesus se coloca à nossa disposição para derramar bênçãos ilimitadas, desde que estejamos em comunhão com ele, conforme estabelecem os princípios do evangelho. Então, se por um lado não podemos dar frutos sem ele, por outro lado podemos dar frutos ilimitadamente se nele permanecermos. Essa é a razão pela qual devemos colocá-lo em primeiro lugar em nossa vida, na certeza de que, se assim  fizermos, tudo de bom que o mundo pode oferecer virá parar em nossas mãos por acréscimo (Mt. 6: 33).

       No tempo em que  estamos vivendo, o mundo ainda sofre a forte influencia das potestades satânicas inimigas do ser humano (Ap. 6: 8). Isso quer dizer que podemos estar em Jesus, buscando os frutos que nos são prometidos, ou podemos estar fora dele, à mercê do inimigo que nada pode nos oferecer, a não ser a morte, o roubo e a destruição (Jo. 10: 10). Assim, quando o Senhor diz que fora dele não podemos dar frutos, está implícita a ideia de que nessa condição estamos caminhando para morrer, ser roubado e destruído. Isso tem se confirmado no mundo inteiro. Os que não buscam o Senhor como único e exclusivo salvador de suas vidas, estão sendo destruídos pela fome, pela peste e pela guerra.

       Amigo, não se engane; de Deus não se zomba. Ele dá a cada um segundo o fruto de suas ações, e por isso colhemos o que plantamos. Veja o texto: Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. ” (Jr. 17: 10).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.