Mensagem

As Pedras do caminho (3)

MSG 272 = 28/12/2011

      “ Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, …”(Dn. 10: 13)  


    A maioria das pessoas acha que pode chegar a Deus apenas frequentando a igreja, ou então levando uma vida aparentemente reta aos seus próprios olhos. Mas a caminhada que conduz ao Senhor não se restringe apenas nisso. A salvação de nossa alma é o alvo mais importante entre tudo o que temos a conquistar, e por isso o esforço necessário para alcançá-la está acima de nosso próprio julgamento. Ele exige a prática de muita fidelidade, obediência e dedicação à Palavra de Deus. No mundo espiritual existem grandes obstáculos que se interpõe entre nós e Deus, e eles só podem ser vencidos se praticarmos os princípios básicos do evangelho. Veja a advertência do apóstolo Paulo:

  “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, ...   porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6: 11-12).

  Paulo indica os obstáculos como sendo espíritos que nos influenciam, enganando a respeito do Reno de Deus. São seres de grande inteligência, originários de pessoas cultas e sábias, que morreram sem salvação, e obrigatoriamente servem ao diabo, usando a sabedoria  que adquiriam quando viveram entre nos. Por outro lado as Escrituras mostram que, mesmo não sendo dotado de inteligência criativa, satanás engana os seres humanos com facilidade, já que é possuidor da astúcia herdada da serpente sua mãe (Gn. 3: 15). Portanto, o engano que ele lança no mundo, levando o homem a não se dedicar ou não crer na Palavra de Deus, é a ferramenta usada para formar as potestades que tentam nos impedir de chegar ao reino da glória.

 
       O versículo reproduzido no início desta mensagem (Dn. 10. 13), revela a existência de uma barreira espiritual formada no meio dos céus, que se constitui num verdadeiro bloqueio entre nós e Deus. Quando se referiu ao rei da Pérsia, o anjo falou de uma potestade com força espiritual capaz de impedir sua passagem em direção à terra, onde se encontrava Daniel. Evidentemente, se essa potestade teve forças para impedir um anjo que vinha do céu para a terra, com muito mais facilidade pode impedir a um de nós que vamos em sentido contrário, ou seja, da terra para os céus.

     Isso mostra que desde a queda de Adão satanás cobre a dimensão espiritual da terra, conforme ele mesmo declarou para Jesus (Lc. 4: 5-6).  Mas há um detalhe a considerar: No tempo dessa profecia ele tinha autoridade total sobre esse reino, e nem os anjos de Deus dispunham de forças sobre ele, a não ser o Arcanjo Miguel (Ap. 12: 7-8). Porém, nos dias atuais esse privilégio já não é mais o mesmo. Foi alterado a partir da vitoria de Jesus, quando o reino de Deus se estabeleceu entre nós (Mc. 1: 14-15).  Mas, mesmo gozando desses benefícios, temos de fazer nossa parte, praticando o que Jesus mandou, para que possamos passar pelas potestades, que ainda permanecem tentando bloquear o caminho para Deus.  
  Portanto, o reino satânico, tido como reino da Pérsia na época de Daniel,  está hoje em decadência. Mas ainda nos falta tomar posse integral desse reino. Nos dias atuais, todos podem compartilhar da luta para conquistar esse direito; mas para isso é necessário viver em obediência, fidelidade e perseverança aos mandamentos deixados por nosso Salvador.


       Observando a maneira pela qual Jesus operou milagres entre nós, podemos crer que compete a cada cristão retirar a pedra de seu caminho. Um detalhe importante nesse sentido é notado na atitude do Senhor ao ressuscitar Lázaro.  A remoção da pedra que tampava o túmulo ficou a cargo dos homens que ali estavam, quando na verdade Jesus tinha poder para removê-la simplesmente com sua Palavra (Jo. 11: 39). Isso foi um indicativo de que as pedras de nosso caminho devem ser retiradas por nós, mesmo porque o Senhor já nos delegou autoridade para agir “ (Ver Lc. 10: 19).

  Amigo, é uma questão de fé e coragem. A Palavra diz que aquele que crê em Jesus tem a luz da vida e não anda em trevas (Jo. 8: 12). Portanto, se você usá-la como a espada espiritual em sua batalha, as portas do inferno não prevalecerão. Você alcançará o alvo mais importante da existência humana; isto é, o reino da glória. Veja o exemplo do apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).      

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.