Mensagem

A pedra da Fé

MSG 402 DE 17/6/2014

      “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt. 16: 18). 

       É comum notícias de desabamento de grandes edifícios motivado por fundações mal estruturadas ou feitas com material inadequado. Em geral esses acontecimentos causam destruição e morte, frustrando os sonhos de muita gente.   Mas o contrário também acontece. Às vezes vemos construções milenares que atravessam várias gerações, porque foram edificadas com segurança, receberam materiais de qualidade, e as intempéries não a puderam derrubar.  Em sentido figurado, essa foi a comparação que Jesus deu à edificação de sua igreja.

       O versículo acima apresentado reproduz as Palavras do Senhor, ao sentir Pedroacreditar que ele era o Messias prometido por Deus ao povo de Israel a mais de mil anos atrás (Dt. 18: 18-19). Jesus comparou a fé daquele discípulo com a resistência de uma pedra, mostrando que sua igreja seria edificada com esse tipo pessoas e que dessa forma ela não se ruiria com as investidas dos inimigos.

       A igreja referida pelo Senhor começou a ser edificada logo depois de sua ascensão, quando a promessa de derramamento do Espírito Santo foi cumprida, e os discípulos foram ungidos para pregar o evangelho (At. 2: 1 a 4). A pedra da fé se formou no coração de muitas pessoas, e apesar de toda perseguição, a Palavra que saiu da boca de Jesus tem se cumprido, testificando que as portas do inferno não prevalecem contra ela. Entretanto, nos dias atuais muitos não estão conseguindo formar essa fé em seu coração, e correm o risco de não alcançarem o alvo. Possivelmente estão sendo mal preparados, ou não dão atenção ao que recebem de suas igrejas. Veja o que diz a Palavra:

      “Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm. 10: 17-18).

       Portanto, esses que ainda estão fracos na fé, precisam ser alertados para que busquem a verdade, sabendo que todos os que receberam um chamado de Deus para viver deacordo com os mandamentos de Jesus, receberam um potencial em seu espírito para construir uma vida reta diante do Senhor e viver pela fé. Por isso, quando deixam de empregar esforços nesse sentido desagradam a Deus e não  tomam parte no Seu reino (Hb. 11: 6 + Mt. 11: 12). Na maioria das vezes o exercício da fé é prejudicado quando nos deixamos levar pelas atrações do mundo. O Senhor nos advertiu contra esse descuido. Veja o texto:

      “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lc. 21: 33-34).

       Muitos podem pensar que Jesus se referia aos últimos dias da grande tribulação. Mas não é apenas isso. A morte também pode nos pegar de surpresa, e lá vai nossa oportunidade de fazer um conserto com Deus. Por isso, o tempo de despertar para a necessidade de edificar nossa fé, é hoje. O amanhã pode ser muito tarde. Nunca devemos esquecer que Deus é perfeito e quer que sejamos assim também (Mt. 5: 48). Portanto, jamais devemos permitir que os deleites mundanos ou as influências humanas prejudiquem o crescimento de nossa fé, pois ela é o escudo que usamos para apagar todos os dardos inflamados do inimigo (Ef. 6: 16).

       Amigo, não se iluda. Só chegam a Deus aqueles que conseguem formar uma fé inabalável em seu coração. A oportunidade de fazermos isso começa no momento em que nosso sentimento é trabalhado pelo Espírito Santo, e nos leva a reconhecer que Jesus é o único e exclusivo Salvador. Portanto, esforce para que o Espírito de Deus te guie no caminho da verdade (Jo. 16: 13).


        O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz.