Mensagem

Pedir o Espírito

MSG 405 DE 8-7-2014

     “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem. ” (Lc. 11: 13).

 

      Importantes detalhes das Escrituras Sagradas passam despercebidos quando não empregamos o coração na busca da verdade. Às vezes decoramos um versículo e julgamos que sabemos o que ele representa.  Mas ainda não descobrimos seu verdadeiro significado na revelação da vontade de Deus. O resultado, é erro na maneira de agir em relação à santa Palavra, e por isso muitas vezes acabamos transgredindo a justiça divina sem perceber. Essa é a razão pela qual precisamos pedir sempre ao Senhor que nos guie pelo Seu Espírito, pois está escrito que é Ele quem nos conduz em toda a verdade (Jo. 16: 13).

O versículo que reproduzimos acima relata a comparação que Jesus fez entre o CAR   áter do pai humano e o caráter de Deus. O texto deixa clara a necessidade de pedirmos que o Espírito de Deus nos guie em todas as coisas, para evitar que venhamos a desviar da verdade. As Escrituras Sagradas advertem sobre o que acontece quando deixamos de busca-lo. Veja o texto transcrito a seguir:

 

“… O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. ” (2 Cr. 15: 2).

 

       Isso evidencia a necessidade que o cristão tem de buscar regularmente o revestimento do Espírito Santo para manter o testemunho de Jesus (At. 1: 8). Com toda certeza, a comunhão com Deus fica comprometida no momento em que ele deixa de buscar, e a brecha é aberta para a entrada do inimigo que ronda o mundo a procura de almas (I Pe. 5: 8).  Essa pode ser a razão de existir muitos grupos cristãos onde não se faz presente a manifestação do poder de Deus, apesar de Jesus haver declarado que se manifestaria àqueles que o amam e guardam os seus mandamentos (Jo. 14: 21).

 

       Um aspecto importante de nosso relacionamento com Deus é o fato de não sermos autossuficientes e dependermos Dele para alcançar a verdade. Mas a prática desse princípio se torna obscurecida quando não O buscamos de todo o nosso coração (Jr. 29: 13). Nesse ponto, o espírito do enganador simplesmente entra sem ser notado, e passamos a admitir a possibilidade de andar nos caminhos do Senhor através da sabedoriaHUMANA   , esquecendo que as coisas espirituais só se discernem através do Espírito (I Co. 2: 14).

 

       Em nossos dias esse grande erro de nos julgar autossuficientes para cumprir os mandamentos do Senhor tem crescido muito, e com certeza leva muitos cristãos a caminhos enganosos, por confiarem em sua própria sabedoria (Tg. 3: 14-15). O apóstolo Paulo profetizou sobre isso, e hoje estamos vendo acontecer. Veja o texto:

       Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2 Tm. 4: 3-4).

 

Desde o princípio da criação o homem sempre TEVE    essa tendência de tentar chegar a Deus pelos seus próprios caminhos (Gn. 11: 3-4). Essa é natureza herdada de Adão – o verdadeiro anjo rebelde – que acreditou na mentira da serpente e desejou ser igual ao Criador (Gn. 3: 4-5). Porém, em todos os tempos Deus tem mostrado que jamais permitirá que a arrogância HUMANA    alcance a vitória (Is. 2: 17).

       Portanto, o cristão que almeja chegar ao reino da glória sem passar pelos domínios do inferno, deve pedir ao Senhor frequentemente que o Espírito Santo fale ao seu coração, trazendo o que Ele ouve diante de Deus e mostrando o caminho a seguir. A única forma de evitar o engano nesse mundo é buscar intensamente o Espírito de Deus e não se afastar Dele. Veja o texto: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás SEGURO   ; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,” (Sl. 91: 3-4-5).

 

 

Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.