Mensagem

Pastores de Belém

MSG 051 = 19/12/2007

       “... Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. ” (Lc. 2: 10-11).

       Essa foi a notícia mais sublime e mais importante que o mundo já viu, até hoje. A forma pela qual foi apresentada seguiu com rigor o que consta das Escrituras, quando declaram que “o anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que o teme” (Sl. 34:7). Ela foi trazida pelo anjo de Deus, que não procurou as pessoas mais importantes da época, mas os humildes pastores de Belém. Eles não eram autoridades, nem homens sábios, porém, pessoas tementes a Deus. Esse caráter de simplicidade a respeito do anuncio referente ao nascimento de Jesus, está em concordância com as palavras posteriormente ditas por ele próprio, sobre a revelação do evangelho, quando declarou:

       “...Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. ” (Mt. 11:25).

       Naquela época, o povo de Israel andava em rebeldia aos mandamentos de Deus, e por isso estava subjugado por outras nações a muitos anos.Mas desde o tempo de Moisés os judeus esperavam pela promessa de um libertador (Veja Dt. 18: 18 e Lc. 24: 21). Entretanto, eles não tinham a plena consciência dos planos de Deus a respeito desse libertador, mesmo diante de um sistema religioso organizado para ensinar o que constava da lei e dos profetas. Isso quer dizer que a visão do mundo espiritual para eles era muito inferior à que temos hoje.       Por outro lado, o cenário político em que eles estavam atravessando era de grande opressão, já que, subjugados pelo império romano, e tendo como rei um assassino frio e cruel chamado de Herodes, qualquer evento que representasse ameaça para o império dominador seria impiedosamente destruído.  Foi diante desse quadro voltado para a crença do mundo material, e deficiente do conhecimento espiritual, que surgiu o anúncio de nascimento daquele a quem Deus enviara para estabelecer a penúltima fase de evolução da humanidade na caminhada em direção ao reino da glória. Até esse dia, o mundo jazia no maligno (I Jo. 5: 19 + Lc. 4:6).

       Logo após a retirada da milícia celestial, os humildes pastores partiram para a missão de comprovarem e divulgarem a noticia que haviam recebido. Veja o texto:

       “E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. ” (Lc. 2: 15).

       Achando o menino nos braços de Maria e José, cuidaram em divulgar o que haviam ouvido e visto.    Aqui começou a grande sublime  tarefa daquele a quem Deus escolheu, e dá a direção do Santo Espírito para continuar a obra iniciada pelos pastores de Belém. Divulgar as boas novas do evangelho louvando e glorificando a Deus, é o objetivo principal. Ao findar a missão de sua primeira vinda, e estar pronto para voltar ao Pai, o Senhor Jesus confirmou esse propósito para com aqueles, em cujo redor o anjo de Deus se acampa. Veja o texto:

       “.... Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. ” (Mc. 16: 15-16).

       Eu dedico essa humilde mensagem a todos aqueles que, de alguma forma, anuncia – ou contribuem para anunciar - o evangelho de Jesus. Mas em especial e indistintamente a todos os que foram chamados a pastorear a igreja do Senhor na terra, e que por essa causa muitas vezes coloca em risco a própria integridade física, para manter vivo esse mandato de Jesus, pregando as boas novas da salvação.
 
Que o Deus a quem servimos possa te fortalecer sempre.