Mensagem

Pare e Pense

MSG 414 DE 3-9-2014

           O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado. ” (Sl. 34: 22). 

       Na medida em que os dias passam, cresce a tendência de atrações pelas coisas do mundo, e nosso tempo vai sendo absolvido, impedindo a meditação nas coisas que vão acontecer no futuro. Tudo ocorre entorno dos deleites da vida moderna, despertando cada vez mais os desejos carne.  Daí a necessidade de empregar maior esforço para alcançar o reino de Deus, buscando conhecimentos mais profundos do evangelho, para viver na prática dos ensinos de Jesus. A Palavra dele é a informação segura de que se vivermos em obediência à vontade de Deus, nem a morte nos causa medo, pois ela passa a ser apenas um marco em nossa existência. Mas a recíproca é verdadeira. Quando passamos pela vida sem atentarmos para a vontade do Criador, não podemos esperar algo confortável depois do evento da morte, pois Deus dá a cada um segundo as suas obras.

      
       O versículo acima reproduzido refere-se a atenção de Deus para com aqueles que vivem como seus servos, ou seja, aqueles que colocam o Senhor em primeiro lugar (Mc. 12: 30). Com certeza, vem daí a declaração de Jesus mostrando que os obedientes não serão julgados. Veja o texto:

      Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. ” (Jo. 5: 24).


       Podemos considerar que o evento da morte provoca um julgamento no qual é definido se vamos viver melhor ou pior, com base no que fizemos aqui. Jesus mostrou claramente, que quem não viveu em obediência à vontade de Deus fica aqui na terra mesmo; mas quem foi obediente é recebido pelos anjos do Senhor e levado aos céus (Lc. 16: 19 a 23 e Sl. 34: 7). Portanto, quando ele diz que o crente passa da morte para a vida e não entra em juízo, podemos acreditar que a morte não é um terror para quem crê verdadeiramente, já que do outro lado da vida o Senhor nos espera. Isso é maravilhoso. Quando paramos para pensar, simplesmente chegamos à conclusão de que vale a pena ser fiel a Deus.

       Entretanto, é muito triste ver tantas pessoas morrendo no pecado porque se iludem deixando de cumprir os mandamentos de Jesus (Jo. 8: 24). É grande o número daqueles que trocam a obediência aos mandamentos de Jesus pela fama, pelo dinheiro  ou por outros tipos de honras pessoais. Isso acontece porque essas pessoas não param para pensar e descobrir que o tempo passado aqui é infinitamente pequeno em comparação com a vida na eternidade.

       É evidente que Deus jamais vai condenar as honras pessoais, o dinheiro ou a fama, pois Ele próprio concedeu esses deleites ao ser humano logo depois de sua criação (Ez. 28: 13-14-15).Mas Ele quer que tenhamos comunhão com Ele em primeiro lugar. Se assim o fizermos, certamente nossos desejos e sonhos se tornarão realidade, de maneira correta e segura, sem prejuízo da salvação de nossa alma, pois Ele vê todas as coisas e atenta para aqueles que O obedecem. Veja o texto:

       “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; …” (2 Cr. 16: 9).

       Os olhos de Deus são como uma filmadora constante em nossa vida. Eles veem não só o que fazemos como também o que pensamos, e guarda para ser exibido na hora de nosso julgamento (Jr. 17: 9-10). Porém, no tempo em que vivemos, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm. 8: 1). Entretanto, para estar em Jesus não basta apenas frequentar igrejas. Muitas vezes é necessário abrir mão  de nossos desejos carnais para fazer o que ele mandou (Mc. 8: 34).

       Amigo, pare e pense. A vitória não só no presente como no futuro está em nossas mãos. Fazer ou não o que Jesus mandou depende da vontade e do esforço de cada pessoa. Portanto, é nós que definimos se devemos obedecer a Deus e ser salvos, ou abraçar tudo o que o mundo oferece e ter a alma no inferno depois da morte (Lc. 16: 23).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.