Mensagem

A PALAVRA DE DEUS

MSG 907 = 11/01/2023

       Ao falar com a mulher samaritana, no poço de Jacó, Jesus declarou que já tinha chegado o tempo em que os verdadeiros adoradores haveriam de adorar o Pai em espirito e em verdade (Jo. 4: 22). Ele sabia que depois de sua vitória, o mundo não seria mais o mesmo, porque sua vitória traria grande evolução ao mundo espiritual dos seres humanos, de sorte que, para voltar a Deus, ou seja, para alcançar a salvação, eles deveriam viver pela fé, e não apenas pelo que se vê (Hb. 10: 38). Isso quer dizer que o verdadeiro adorador deve buscar diretamente em Deus, mesmo porque o Senhor é Espírito (Jo. 4: 23). Entretanto, muitos hoje adotam buscar a fé com coisas materiais, esquecendo que Deus recomendou a não usar nada físico em nosso contato com Ele (Ex. 20: 4). Os que praticam o ensino da fé através de objetos físicos, esquecem, ou não creem, que a Palavra de Deus tem uma força muito superior à nossa. Ela é apta para vencer as barreiras do discernimento que impedem o ser humano de perceber a verdade. Veja o texto:
      “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb. 4: 12).
      Essa é a razão pela qual o apóstolo Paulo disse que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm. 10: 17). Portanto, quando a pregação é bem colocada, o ouvinte vai absolvendo o aprendizado pela força da própria Palavra, sem precisar de algo físico para auxiliar. Na verdade, o objeto físico pode até atrapalhar a formação da fé no coração da pessoa, sem falar na transgressão da vontade de Deus (Ex. 20: 4-5). Essa é a razão pela qual devemos considerar a excelência da Palavra do Senhor, levando o aprendiz a viver pela fé, ou seja, pela firme convicção de que as promessas de Deus jamais deixaram de ser cumpridas (Hb. 11: 1). O Senhor recomenda para não desviar de Seus caminhos nem para a direita, nem para a esquerda (Dt. 17: 11). Assim, quando acrescentamos qualquer coisa que julgamos facilitar o entendimento dos discípulos, deixamos de observar a recomendação que manda reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos. Veja o texto:
     “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; ...” (Pv. 3: 5-6-7).
        Precisamos levar em conta que, quando seguimos fielmente as orientações contidas na santa Palavra, as pessoas passam a conhecer a verdade e ser libertas com mais segurança, e consequentemente ficam mais aptas a vencer os desafios da fé. Por isso, devemos passar a Palavra da forma como Jesus nos ensinou, já que nosso objetivo principal é inscrever a vontade do Senhor no coração das pessoas (Jr. 31: 33). Portanto, o ensino fiel da Palavra de Deus é a base principal para que o seguidor de Cristo não venha a esmorecer diante das adversidades, e para que seu espirito possa chegar diretamente a Deus, no momento em que passar da vida física para a espiritual, pois o fiel cumprimento da Palavra do Senhor é o verdadeiro caminho que nos conduz à vida eterna (Jo. 14: 6).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                              Natanael de Souza