Mensagem

JUGO MAIS LEVE

MSG 983 = 6/05/2024

       Jesus sabia que, após sua vitória, o mundo teria um caminho santo para o retorno do homem a Deus, pois o evangelho do reino que anunciava, era a forma mais completa de alcançar a verdadeira salvação (Is. 35 8). Ele tinha certeza de que a partir de sua vitória, seria aberta a possibilidade da alma de quem morresse ser salva no Paraíso, sem precisar de passar centenas de anos no jugo de satanás. Entretanto, como todos os caminhos, esse também exigiria algum tipo de sacrifício. Mas a grande diferencia é que através dessa, nossa alma vai direto a Deus, e não passa pelo inferno.  Esse convite continua valendo. Portanto, quem dá ouvidos ao que ele ensinou, tem salvação imediata. Mas quem o rejeita, continua a amargar o jugo pesado, pois sua alma tem de passar pelos domínios de satanás, e ali permanecer por centenas de anos antes de chegar a Deus. Essa foi a razão do alerta do Senhor, mostrando que seu convite coloca as pessoas em condições infinitamente melhores, pois seu jugo se restringe apenas em obedecer aos seus mandamentos.  Veja o que ele disse:

      “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mt. 11: 28-29).

       Na verdade, aqueles que morrem sem ter vivido na obediência aos mandamentos dele, descobrem o erro que cometeram, quando tomam conhecimento que vai permanecer nos domínios do diabo por centenas de anos, ou seja, até ser chamada para o julgamento do último juízo (Lc. 16: 28-29). Assim, a alma de quem aceitou Jesus em vida, encontra descanso (Hb. 4: 9). Mas a de quem não o aceitou continua sofrendo, e não tem descanso (Lc. 6: 23).  O que Jesus fez com o ladrão arrependido, foi apenas uma demonstração do que acontece com aqueles que o seguem. Portanto, vale à pena abrir mão de nosso próprio ego aqui, para fazer o que ele mandou (Mc. 8: 34). É evidente que satanás vai sempre tentar fazer com que desanimemos, para nos manter em seu jugo antes e depois da morte. Quando o Senhor manda aprender dele, está indicando que, para o seguir devemos permanecer nele como seus discípulos, pois somente dessa forma conheceremos a verdade (Jo. 8: 31-32). O jugo de Jesus pede que passemos a viver em aliança com ele. É a Nova Aliança firmada ao preço de seu próprio sangue. Essa Aliança já estava prevista no Plano de Salvação centenas de anos antes da vinda do Senhor (Jr. 31: 33). Ela é o canal de bençãos que nos leva ao Paraíso após a morte. Porém para que dela participemos, é necessário que venhamos firmar um compromisso com Jesus, através do sacramento do batismo, conforme revelado por João Batista. Veja o que ele disse àqueles que o procuravam para os batizar.  

      “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc. 3: 16). 

       Esse texto mostra que a aliança de compromisso que firmamos com Jesus, não se restringe apenas ao batismo nas águas, pois nossas forças são insuficientes para vencer sozinhos (At. 19: 6-7). Por isso, precisamos também do batismo com o Espirito Santo, não só para confirmar que o Senhor aceitou nossa profissão de fé, mas também para estar ungidos com o poder do alto para enfrentar o batismo com fogo, que começa a partir daí.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                             Natanael de Souza