Mensagem

Ovelhas e Bodes

MSG 334 – 6/3/2013

    

       Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;” (Mt. 25: 31-32-33).  

       A preocupação com as riquezas e prazeres do mundo representa o terceiro caminho que pode nos impedir de dar frutos agradáveis a Deus, levando-nos a perder a salvação. Jesus previu que o conforto e a riqueza podem nos levar a ser cristãos infrutíferos (Mt. 13: 7 e 22). Por isso, ao receber as bênçãos do Senhor em forma de prosperidade e riqueza, devemos ficar atentos para não sermos absolvidos pelo cuidado excessivo, pois são as grandezas do reino da glória que proporcionam a verdadeira riqueza àquele que vive em fidelidade para com Deus (Hb. 4: 9). Estamos próximos do dia em que Jesus vai voltar e avaliar a conduta de cada um em relação ao cumprimento do evangelho que ele deixou para nós em sua primeira vinda.

       Os versículos reproduzidos acima relatam alguns detalhes da volta do Senhor, explicando com bastante nitidez como ele vai proceder com aqueles que receberam no coração a sua Palavra. Eles mostram que o Senhor considerará os fiéis como ovelhas, e os infiéis como bodes, dando destino diferenciado a cada um. Muitos de nós que vivemos nos dias atuais pode não alcançar o julgamento que será levado a efeito pessoalmente pelo Senhor. Mas se nos propomos a servir a Jesus com fidelidade, devemos observar tudo o que foi avisado. Provavelmente esse é o motivo pelo qual não foi revelada a data exata de sua volta (At. 1: 6-7).

       Implicitamente esse julgamento já acontece no momento em que as pessoas morrem. Jesus mostrou isso através da parábola que descreve sobre o destino de dois homens após a morte (Ver Lc. 16: 22-23). Isso quer dizer que vivendo ou não até a volta do Senhor todos nós vamos enfrentar o julgamento de nossos atos em um momento determinado por Deus, já que do Todo-Poderoso ninguém escapa. Ele tem a memória perfeita de nossos pensamentos (Ml. 3: 16). Portanto, devemos ser sensatos, pois não adianta ser bode e se apresentar como ovelha. No evangelho está escrito que nada há em oculto que não seja revelado (Mt. 10: 26).

       Dessa forma, não devemos apegar aos deleites do mundo, pois eles têm curta duração (Sl. 90: 10). É importante agradecer as bênçãos que o Senhor nos dá na terra, mas não podemos permitir que elas se transformem em laço para impedir nossa salvação. Ser considerado como ovelha de Jesus é o nosso objetivo principal, pois essa realmente é a posição mais importante para todos os seres humanos (Fp. 3: 13-14). 

       Amigo, por nenhum motivo devemos correr o risco de ser tidos como bode. Os caminhos do bode são sempre mais fáceis de trilhar, pois eles são indefinidos, e de alguma forma representam acordos com o diabo. Mas os da ovelha são caminhos de sacrifícios, pois eles estão delineados por Jesus. Veja o texto: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” (Jo. 10: 27).

       Seguir a Jesus representa ouvir e praticar com fidelidade a Palavra dele. Quando assim o fazemos estamos buscando o reino e a justiça de Deus, e tudo mais que precisamos nos será acrescentado (Mt. 6: 33). Veja a Palavra do Senhor para suas ovelhas: “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt. 25: 34). 
  

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.