Mensagem

Os Pequeninos

MSG 327 = 16/1/2013

      “…Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. ” (Mt. 25: 44-45).

       Nos dias atuais o evangelho de Jesus predomina em boa parte do mundo. Entretanto, muitos têm se promovido através dele, tentando convencer ao povo de que a Palavra do Senhor pode e deve ser aprendida através de meros ensinamentos humanos, como se fosse uma profissão qualquer. Esses, propositalmente, deixam de observar os textos bíblicos onde está escrito  que é a unção do Espírito Santo quem nos ensina todas as coisas (I Jo. 2: 27). Eles estão misturados no meio dos cristãos verdadeiros e fiéis, e têm conseguido distorcer muitas das características peculiares à santa Palavra, entre as quais aquela onde o Senhor  declarou que o evangelho é revelado aos pequeninos (Mt. 11: 25). Isso é uma indicação de que estão se cumprindo as predições do apóstolo Paulo, declarando que viria um tempo onde muitos se cercariam de mestres segundo sua própria concupiscência e não suportariam a sã doutrina (2 Tm. 4: 3-4).  Mas estamos também próximo ao tempo da volta de Jesus, quando todas as nações serão julgadas, e quando será separado  quem é bode e quem é ovelha entre os que se declaram cristãos (Mt. 25: 31-32).

       Os versículos  acima transcritos reproduzem a pergunta que muitos vão fazer a Jesus, por ocasião do julgamento que ele fará quando voltar aqui. Eles relatam também a resposta que o Senhor vai dar àqueles que deixaram de lavar em conta muitas afirmações bíblicas, entre as quais aquela que mostra a Palavra de Deus sendo revelada aos pequeninos.  Pequeninos aqui não se referem ao tamanho físico da pessoa; mas aos cristãos fiéis e dotados de espírito humilde. Isso acontecerá porque o Senhor tem uma promessa para eles desde sua primeira vinda. Veja o texto:

      
      “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mt. 5: 3). 

       Quando alguém faz ou deixa de fazer algo em relação a um fiel cumpridor dos mandamentos de Cristo, sua ação ou omissão é considerada como se estivesse tratando com o próprio Jesus. Isso ficou demonstrado quando Jesus apareceu para Paulo na estrada de Damasco (At. 9: 3-4-5).Dentro de nosso entendimento natural Paulo não perseguia propriamente ao Senhor Jesus, mas aos seus seguidores (At. 9: 1-2). No entanto, Jesus considerou como se a perseguição fosse contra sua própria pessoa. Isso quer dizer que quando somos fiéis cumpridores de sua  Palavra, somos também seus legítimos representantes; e como tal, se alguém faz ou deixa de fazer algo para nós em função do evangelho, certamente vai ser julgado.

       Nos dias atuais é difícil, mas não impossível discernir aqueles que  representam o evangelho com sinceridade, daqueles  que apenas usam o nome do Senhor para ser aplaudido. A melhor forma é confrontar e observar se seus frutos são verdadeiros; ou se seus discursos correspondem ao conteúdo das Escrituras. Jesus nos ensinou assim. Veja o texto:

      Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos os conhecereis…. toda a árvore boa dá bons frutos, porém a árvore má dá maus frutos.” (Mt. 7: 15-16-17).

         Portanto, quando observamos as Escrituras com o propósito de ser fiel a Deus, a verdade vem ao nosso coração, e nos proporciona condições de distinguir quem pode ser considerado como os pequeninos de Jesus, ou seja, podemos discernir entre bodes e ovelhas.

       Amigo(a), na busca da verdade todo o esforço é válido perante os olhos de Deus. Julgue e veja quais os cristãos que você pode considerar um daqueles a quem o Senhor chama pequenino.  Se você fizer isso com um propósito honesto e sincero, certamente o Espírito Santo mostrará a verdade em seu coração.

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.