Mensagem

Os Discípulos

MSG 020 = 17/05/2007

           “Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou”. (Lc. 10:16).

          Esse foi o ensino que Jesus deu aos discípulos enviados a evangelizar. Essas instruções foram ouvidas por setenta homens chamados entre aqueles que mostraram um coração sensível à voz do Senhor. Certamente, eles não foram recrutados entre os religiosos da época, mas do meio do povo mais simples e humilde que formava a grande maioria dos seguidores da então chamada seita dos nazarenos.

          Aqueles que tinham participação ativa nos meios religiosos da época, não tinham muita liberdade para se achegarem a Jesus, mesmo quando seus corações eram tocados para perceberem que Jesus era o Cristo. Foi o caso de Nicodemos que procurou encontrar com o Senhor à noite para que ninguém o visse(Jo. 3:1-2). O compromisso com a religião impedia que ele se achegasse livremente a Jesus. Mas mesmo buscando ao Senhor às escondidas, Nicodemos obteve uma revelação de grande valor. Ele aprendeu que se não nascer de novo, não entra no reino dos céus(Veja Jo. 3:3 a 6).

          Não foi o caso dos setenta homens anônimos chamados para anunciar o evangelho. Por serem livres, desprendidos, e obedientes, eles tiveram a oportunidade de serem feitos portadores da Palavra do Senhor, e de receberem autoridade, não do mundo dos homens, mas no mundo espiritual. Observem o que eles relataram com surpresa, ao voltar da jornada a que lhes foi atribuída. Veja o texto:

          “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome” (Lc. 10:17).

          Aqueles homens, apesar de estarem acostumados às tradições da lei de Moisés, a que todo o judeu estava sujeito, nunca tinham visto um espírito ser obrigado a obedecer a alguém. Mas sendo chamados por Jesus, e cumprindo rigorosamente o que ele determinara, viam com espanto que os mal feitores do mundo espiritual eram obrigados a lhes obedecer. Os enfermos ficavam curados, e os perturbados libertos. Diante desse espantoso relato, o Senhor declarou:

          “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará danos. ” (Lc. 10:19).

          Jesus consumou seu mandado na terra, ressuscitou, subiu para os céus (Veja Lc.24:50-51), mas sua ordem não foi revogada. A autoridade que foi dada aos discípulos continua disponível para todos aqueles que cumprirem com fidelidade os seus santos mandamentos.

          Portanto, quando praticamos os ensinos do Senhor com integridade, podemos fazer o mesmo que aqueles homens - na maioria sem cultura, porém, obedientes – fizeram a mais de dois mil anos atrás.(Veja Lc. 21:33 e At. 1:8).

          Quero apenas lembrar uma coisa importante aos que irão receber essa humilde mensagem: DESPERTE A FÉ QUE TEM NO SEU CORAÇÃO; BUSQUE A INTEGRIDADE PARA COM O SENHOR, ATRAVÉS DE SEUS MANDAMENTOS. Certamente com surpresa você descobrirá que como discípulo de Jesus (Veja Jo. 8:31-32), você ordena aos demônios causadores da doença, da destruição, da miséria e de outros males, a irem em embora, e eles terão que te obedecer.

                Que o Deus a quem servimos possa falar ao seu cor