Mensagem

OS ANJOS DA ESCADA

MSG 928 - 13/06/2023

    
      Em sonho, Deus mostrou a Jacó, um perfil de como haveria de se desenvolver o resgate dos seres humanos para retornar aos privilégios que o homem tinha originalmente (Gn. 28: 12-13 e Ez. 28: 13-14). Jacó viu uma escada, cujo topo tocava aos céus, e em cima estava o Senhor, que confirmou a promessa feita a Abrão, seu avô (Gn. 12: 1-2-3). Sabemos que a escada é usada para se chegar a um plano mais alto, onde não podemos alcançar sem fazer o esforço, e vencer os obstáculos da elevação de cada degrau. Ela é a representação perfeita de nossa vida espiritual em relação a Deus. Quando Adão pecou e foi cortado da comunhão com o Senhor, espiritualmente ele caiu da presença do Criador para o plano dos animais terrenos (Gn. 3: 22-23). Isso provocou a geração de espíritos atrasados na terra, e a partir daí passamos a ser herdeiros dos pecados que ele cometeu, por ter se rebelado contra Deus. Essa é a razão pela qual, para voltar a Deus, o homem tem de se esforçar para evoluir espiritualmente (Mt. 5: 48). Portanto, o caminho para a salvação é semelhante à subida de uma escada. Cada vez que vencemos um desafio, aperfeiçoamos nosso espirito subindo mais um degrau da escada que nos leva ao Senhor. Somos, então, representados pelos anjos que sobem a escada mostrada a Jacó. Mas os anjos que descem, são aqueles que Deus envia para nos ajudar na luta da subida. Veja o texto:
       “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hb. 1: 13-14).
       Portanto, não temos dúvidas de que ninguém chega à salvação sem se aperfeiçoar espiritualmente. Foi por isso que Jesus disse que o reino de Deus só pode ser tomado por esforço (Lc. 16: 16). Esse esforço referido pelo Senhor, é a necessidade que temos de negar a nós mesmos para cumprir seus mandamentos, ou seja, abrir mão do que achamos, e fazer o que ele mandou (Mc. 8: 34). Se não fizermos isso, contrariando nossas próprias convicções, não subiremos a escada que leva ao Senhor, ou seja, não conseguiremos uma santificação espiritual aceitável diante de Deus (Hb. 12: 14). O Senhor envia anjos dos céus para nos ajudar. Mas é preciso que estejamos vivendo em obediência aos mandamentos do evangelho. Nesse caso, pedimos e temos logo a resposta, pois os anjos do céu são seres perfeitos, mas não aceitam que o desobedeçamos. Veja o que o anjo Gabriel disse a Zacarias, quando ele, como sacerdote, duvidou da profecia trazida. Eis o texto:
       “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, ... tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João...  Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado ...a  dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.” (Lc. 1: 13-18-19-20).
       Os futuros herdeiros da salvação estão no caminho de alcançarem uma condição angélica. Porém, só serão considerado como tal, depois de vencerem a carreira proposta e guardar a fé (2 Tm. 4: 7).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza